O SAGRADO 40 - do judaĆsmo aos esportes
- FlƔvio Amatti Filho
- 19 de jun. de 2023
- 39 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2023
Em detrimento ao meu quadragésimo artigo no site Arqueohistória, neste post gostaria de repassar algumas ocorrências do número 40 em religiões, literatura, tradições, história e superstições. Meu foco serÔ nas tradições do Oriente Médio e do mundo ocidental (europeu). Também tentarei fazer algumas especulações sobre as origens do número 40, ou as origens por trÔs de seu valor simbólico.

Para iniciarmos, alguma curiosidades:
1. Quarenta é o único número em inglês cujas letras aparecem em ordem alfabética.

2. Menos 40 graus, ou ā40 abaixoā, Ć© a Ćŗnica temperatura que Ć© a mesma em Fahrenheit e Celsius.
3. Quando a peste bubĆ“nica atingiu a Europa durante a Idade MĆ©dia, os navios ficavam isolados no porto por 40 dias antes que os passageiros pudessem desembarcar. A palavra italiana para 40 Ć© quaranta ā daĆ quarentena .
4. Existem 40 espaços em um tabuleiro de Banco ImobiliÔrio padrão. Provando que a vida é uma aposta, o jogo dÔ aos jogadores chances iguais (uma em 40) de irem direto para a cadeia ou ganharem na loteria do Estacionamento Gratuito.
5. Quarenta é o número mÔximo de jogadores que um time da Liga Principal de Beisebol pode contratar ao mesmo tempo.
6. EsqueƧa os ānove mesesā; uma gravidez tĆpica dura, na verdade, 40 semanas.
7. Os quĆmicos levaram 40 tentativas para desenvolver o spray mĆ”gico que conhecemos como... esperem por isso ... WD-40 (nome completo: Deslocamento de Ćgua, 40ĀŖ fórmula).
8. Na literatura, 40 é o número de ladrões com os quais Ali Baba se confronta em Arabian Nights .
9. Além disso, 40 é o número de piscadelas que o Dr. William Kitchiner sugere tirar para uma soneca perfeita.
10. Na religiĆ£o, 40 parece ser uma abreviação de āmuito tempoā. Jesus passou 40 dias jejuando no deserto sendo tentado pelo diabo; o grande dilĆŗvio durou 40 dias e 40 noites; o povo judeu vagou pelo deserto por 40 anos.
11. E se você precisar de mais evidências de que 40 parece muito, veja a semana de trabalho americana padrão: 40 horas.
Dotado de uma organização e foco invejÔvel, o número 40 simboliza toda a disciplina e o controle um número só. Com grande tendência ao metodismo, pode irritar as pessoas que estão ao seu redor e fazer com seja incompreendido pelos demais.
Para conhecer mais sobre o nĆŗmero 40, continuemos!
NUMEROLOGIA
Quando um nĆŗmero Ć© seguido pelo 0, a sua personalidade e demais caracterĆsticas podem se intensificar. Assim sendo, o nĆŗmero 40 tem grandes caracterĆsticas do nĆŗmero 4, só que potencializadas.
Vejamos !
4 é um dos números sagrados dos pitagóricos e também é reconhecido por eles como a linha reta.
Logo, a teoria da linha reta dos pitagóricos também se aplica à personalidade do número, então, o número 40, ou sua redução 4, tem a energia equilibrada e realista. O número zero que sucede o 4 lhe dÔ mais potência e força para manifestar essa sua vibração, tanto que pessoas que possuem a regência desse número são pessoas dignas de confiança, extrema atenção e senso de justiça.
São conservadoras e organizadas, possuem uma certa aversão ao poder em geral, ou seja, costumam contrariar o poder e defender os oprimidos e fracos.
Este nĆŗmero representa a Terra, e toda a realização do plano material. Ele Ć© simbolizado pela pedra cĆŗbica, representa os 4 elementos e as 4 estaƧƵes do ano, as 4 letras do nome de Deus (IHVH) e os 4 elementos do homem (corpo, mente, alma, espĆrito).
Assim sendo, falando em plano material, o quatro representa toda a nossa realidade material, com 4 quatros (4444) usados nas diferentes operações matemÔticas, podemos resultar qualquer número existente de zero a mil. Exemplo: 44-44=0, 44:44=1, (4:4)+(4:4)=2, (4+4+4):4=3; e assim sucessivamente.
Basta usar a criatividade e comprovar que tudo e todos os números podem ser gerados através do 4 !!
NO CABALISMO.
O nĆŗmero 40 denota tambĆ©m grande significado cabalĆstico, isso se deve ao fato de o nĆŗmero 40 aparecer repetidas vezes durante as Escrituras Sagradas (BĆblia).
Apenas como exemplo, podemos ver o caso dos 40 anos de Ćxodo do povo hebreu no deserto, 40 dias e noites de duração do dilĆŗvio, 40 dias que MoisĆ©s ficou sobre o Monte, 40 dias do jejum de Jesus Cristo, 40 chibatadas que Cristo levou, entre outras coisas.
Então o 40 sempre foi a medida da marca de um grande acontecimento e situação, que precedeu também outro grande acontecimento e transformação.
Dessa forma, o que pode ser claramente observado Ć© que isso pode ser muito bem marcado porque 40 dias após a crucificação, Jesus Cristo subiu aos cĆ©us, que neste caso demonstram ā40 dias de morteā e depois a āglória e vida eternaā. Temos tambĆ©m a tĆ£o conhecida quaresma, que Ć© um perĆodo de, em mĆ©dia, 40 dias. Assim, a quaresma vai do perĆodo marcado pela quarta-feira de cinzas atĆ© o domingo de ramos, pela tradição cristĆ£.
E outro perĆodo de 40 dias tambĆ©m conhecido por nós Ć© a quarentena, que se aplica para conter doenƧas e epidemias.
O número 40 é mesmo repleto de significados, tando em questões espirituais, como em relaçao as energias que os algarismos emanam.
E Moisés esteve na montanha quarenta dias e quarenta noites simboliza instrução completa e influência total. Isso pode ser visto no simbolismo de quarenta como plenitude. Quarenta simboliza plenitude porque quatro significa o que é cheio ou completo. ( Segredos do Céu §9437)
Se vocĆŖ observar as referĆŖncias bĆblicas aos nĆŗmeros quatro e particularmente quarenta , elas geralmente contĆŖm um elemento de luta - por exemplo, o dilĆŗvio do qual NoĆ© escapou construindo uma arca durou quarenta dias e quarenta noites.
ORIGEM E HISTĆRIA DOS NUMEROS.
Sabemos que os gregos usavam letras do seu alfabeto, derivado do alfabeto fenĆcio [o sistema romano Ć© mais recente, baseado no alfabeto latino e hoje, usamos os nĆŗmeros indo-arĆ”bico], para representar nĆŗmeros.
Mas os gregos nĆ£o foram os Ćŗnicos a utilizar letras para representar sons e tambĆ©m nĆŗmeros ā os nĆŗmeros-letras. Na verdade, entre os estudiosos que pesquisam a origem dos nĆŗmeros ainda paira uma grande dĆŗvida, jĆ” que um outro povo, os hebreus, tambĆ©m utilizava letras para simbolizar valores na mesma Ć©poca que os gregos. A questĆ£o Ć©: quem usou primeiro a numeração alfabĆ©tica, gregos ou hebreus? Mas, isto realmente importa?
Tanto a forma de escrever grega, quanto a hebraica, foram influenciadas pela escrita fenĆcia. E isso explica a semelhanƧa que existe entre as duas formas de escrita e, portanto, entre as duas formas de nomear os nĆŗmeros.

Os hebreus povoaram a regiĆ£o do Oriente MĆ©dio no segundo milĆŖnio antes da era comum e de descendĆŖncia dos povos de lĆngua semitas. Eles usavam a escrita e a numeração para feitos importantes naquela cultura, como por exemplo indicar datas do calendĆ”rio israelita / judaita e principalmente em censos demogrĆ”ficos ou nĆŗmeros de homens de seus exĆ©rcitos e batalhas.
Na numeração hebraica, sĆ£o utilizadas vinte e duas letras do alfabeto hebraico, colocadas na ordem de acordo com o alfabeto fenĆcio do qual elas derivam. Assim sendo, as nove primeiras letras (de Aleph a Tet) referem-se aos nove primeiros nĆŗmeros; as nove letras seguintes (de Yod a TsadĆ©) sĆ£o associadas Ć s nove dezenas e as quatro Ćŗltimas letras (de Qof a Tav) representam as quatro primeiras centenas, como mostra o quadro abaixo:

Os hebreus escreviam e liam da direita para esquerda. Para indicar que o sĆmbolo escrito referia-se a um nĆŗmero e nĆ£o a uma letra propriamente, eles colocavam um pequeno acento [apóstrofe] Ć esquerda do nĆŗmero.
Veja como seriam escritos em hebraico os nĆŗmeros 1, 30 e 80:

Quando para representar um número eles precisavam escrever mais de uma letra, dobravam o apóstrofe, que passava a ser colocado entre as duas últimas letras à esquerda. Veja alguns exemplos:

Tudo bem até a quarta centena⦠Mas e depois, como representar números maiores que isso? Para resolver este problema os hebreus criaram uma regra: eles combinam (somam) a letra Tav, que representa 400, a outras letras de outras centenas, somando o valor desejado. Observe alguns exemplos:

AlĆ©m desta, existe uma outra regra que diz respeito Ć representação dos milhares: se vocĆŖ olhar para um nĆŗmero hebraico e observar dois pontos em cima dele, em sua leitura deve multiplicĆ”-lo por mil. Ć assim que os hebreus ā mais recentes ā faziam para indicar os milhares em um nĆŗmero.

No entanto, esta āregraā foi inexistente por muitos sĆ©culos e sendo assim, os nĆŗmeros bĆblicos representando āmilharesāā tornaram-se absurdos⦠Imagine uma batalha onde um exĆ©rcito ā no campo de batalha, cf. Js 20:2, 17; II Cr 13:3 ā teria 400 mil soldados!. ImpossĆvel!!! Sem falar na impossibilidade da ação da intendĆŖncia (trajes, armamentos, treinamento, alimentação, Ć”gua, acomodação, etc) de um exĆ©rcito extremamente numeroso como este. Portanto, estes nĆŗmeros irreais, eram apenas uma forma do āescritorā dizer [ou por nĆ£o ter ārecursosā linguĆstico] que o exĆ©rcito ou o nĆŗmero de mortos, era extremamente grande! E, alĆ©m disto, temos uma outra possibilidade de chegarmos Ć estes nĆŗmeros astronĆ“micos: o desgaste natural ou mesmo āacidentesā que possam ter ocorrido na formatação de tais nĆŗmeros (muitas vezes, como distinguir uma apóstrofe ou pontos sobre letras, em textos tĆ£o antigos?)
NUMEROS SIMBĆLICOS NA BIBLIA
A linguagem da BĆblia utiliza muitos recursos simbólicos (sĆmbolos de uma realidade).
São frases que não devem ser tomadas ao pé da letra, mas nem por isso deixam de expressar a verdade, revestida de uma roupagem especial. AliÔs, a linguagem simbólica traz verdades até mais profundas. Se contamos algo exatamente como aconteceu, nosso relato se limita ao momento em que o fato ocorreu. Se usamos linguagem simbólica, o significado se amplia porque aà pode ser aplicado a situações de outros tempos e lugares, é uma reflexão sobre o significado da vida em todos os tempos.
Isso vale para a maneira de contar a história do povo, muitas vezes exagerando na descrição dos fatos para comunicar que o que estĆ” sendo narrado foi muito mais importante na formação da identidade do povo do que poderia parecer. Nós tambĆ©m usamos exageros para comunicar sentimentos. Cantamos no hino nacional: Ouviram do Ipiranga as margens plĆ”cidas de um povo heroico o brado retumbanteā¦. E margem de rio nĆ£o tem ouvido nem havia um povo em volta de D. Kafos quando ele proclamou a independĆŖncia (mas hoje queremos que o povo se sinta motivado a defender a liberdade e seus direitos).
Se estamos irritados porque alguĆ©m nĆ£o segue orientaƧƵes nossas que julgamos importantes podemos dizer: _JĆ” te disse mil vezes para nĆ£o fazer isso! E Ć© claro que o nĆŗmero 1000 aĆ nĆ£o diz exatamente quantas vezes falamos sobre esse assuntoā¦
Na BĆblia comeƧamos a estranhar os nĆŗmeros quando vemos as idades dos patriarcas e figuras emblemĆ”ticas, com gente vivendo mais de novecentos anos nos primeiros capĆtulos de GĆŖnesis. NĆ£o precisamos brigar com antropólogos que dizem que seria impossĆvel um ser humano viver tanto⦠As idades avanƧadas vĆ£o diminuindo Ć medida que a história avanƧa, porque esses nĆŗmeros sĆ£o um jeito de dizer que o pecado foi crescendo e se espalhando na humanidade e prejudicando a qualidade da vida. Mas este fato Ć© perfeitamente explicado: No Ćden, o casal tinha Ć sua disposição a Ćrvore da Vida, da qual foram expulso da sua presenƧa, após o pecado. Gn 3:24. Por isto, devido ao efeito residual decrescente, do fruto da Ćrvore, a vida do ser humano (inicialmente com a imortalidade condicionada ao nĆ£o pecar), foi diminuĆdo drasticamente ao pondo do poeta dizer que viver mais que 70 anos, Ć© enfado. Sl 90:10.
No judaĆsmo, pós exĆlio, existe dentro da Cabala (o livro de misticismo dos judaicos), uma sessĆ£o que estuda os nĆŗmeros e seu sentidos simbólicos, a Gematria.
OS NUMEROS E SEUS SIGNIFICADOS
1 (um) ā Denota a unicidade absoluta: Tudo comeƧa Nele. NinguĆ©m O precede; desse modo, o numero um representa o ULāHIM (Criador Eterno, o PAI/ABI) absoluto. Para Ele, tudo Ć© um: hĆ” um só ULāHIM (I Tm 2:5; I Co 8:4up). A BĆblia declara a Posqayao como o inĆcio dos meses (Ex 12:2). Primeiro, porque foi o tempo em que Ele veio para libertar o Seu povo do Egito. Todo primogĆŖnito era santo a YAOHUH (Ex 22:29). TambĆ©m era Sua, toda primeira colheita e todo o primeiro frutoā¦
YAOHUH Ć© Um (Dt 6:4; Zc 14:9).
2 (dois) ā Simboliza testemunha e apoio: O dois tem um significado semelhante ao oito. A Palavra do Criador diz, na Primeira EpĆstola aos CorĆntios, que Ele Ć© o segundo homem (I Co 15:47). Na EpĆstola aos Romanos, Ele Ć© o segundo Adan. Sua obra [salvĆtica] possui dois estĆ”gios: encarnação e glorificação. O sacrifico pelo pecado, em Lv 5:7, tinha duas pombas, mostrando os dois aspectos da salvação. Em Lv 16 (Yom Kipur) temos dois bodes, representando a cruz: Julgado dentro da cidade (o primeiro bode) e morto fora dela (o segundo, azazel). O nĆŗmero dois tambĆ©m fala de comunhĆ£o, adição e ajuda (Ec 4:9-12). Yaohuāshua veio para ter comunhĆ£o com o homem, trouxe YAOHUH para dentro do homem e levou o homem para dentro dāEles; ou melhor, preparou o ser humano para ser habitado por Eles ā Jo 14:21,23.
Dois tambĆ©m Ć© o nĆŗmero do testemunho: n a BĆblia, todo testemunho precisa de, no mĆnimo, duas pessoas. Os discĆpulos foram enviados aos pares (Mt 10), porque o testemunho duplo Ć© fiel e verdadeiro (Dt 17:6; 19:15; Mt 18:16; II Co 13:1; I Tm 5:19). Dois Ć© o testemunho de Cristo. A bĆblia fala que os pĆ£es que ficavam no Lugar Santo eram dois, o que aponta para o testemunho. Durante a Grande Tribulação haverĆ” duas testemunhas ā o Velho e o Novo Testamento (Jo 11:8); pois, se nĆ£o aceitarem ao āNovoā, (Yaohuāshua), nĆ£o serĆ£o salvos ā que irĆ£o pregar em Yashuaāoleym (Ap 11:3). Apocalipse nos mostra que um dos nomes de Yaohuāshua Ć© a Testemunha Fiel e Verdadeira (Ap1:5 e 19:13). No entanto, dependendo do contexto, o nĆŗmero dois tambĆ©m pode significar divisĆ£o e contraste. Assimā¦
Havia duas grandes luzes, na criação (Gn 1:16). Dois querubins guardavam a Arca da AlianƧa (Ex 25:22). Duas testemunhas estabelecem a verdade (Mt 26:60). Os discĆpulos foram enviados dois a dois (Lc 10: 1).
Ć o par perfeito. Dos animais puros Nok levou para a arca sempre pares (Gn 7:2); totalizando sete pares. Ć o dobro e pode significar de sobra, como em Is 40:2; 61:7; Ap 18:6. Ec 4: 9 ā O trabalho realizado por dois Ć© sempre mais proveitoso.
3 (trĆŖs) ā Ć usado para reforƧar ou dar ĆŖnfase a uma expressĆ£o. Assim, quando se quer dizer que YAOHUH Ć© Santo, repete-se trĆŖs vezes: YAOHUH Ć© Santo, Santo, Santo (Is 6:3; Ap 4:8). UL (o Verbo) abenƧoa trĆŖs vezes (Nm 6:24-26). TrĆŖs sĆ£o os mensageiros que anunciam o nascimento de Yatzkhāaq (Gn 18:1). Ć o nĆŗmero da plenitude (Ap 21:13) e da santidade (Ap 4:8). Satan se aproveitou disto e disseminou a doutrina pagĆ£ da trindade, apontando este nĆŗmero para a unidade (3 em 1) desta ātrindadeā e usando fartamente este nĆŗmero para āmostrarā esta triunidade; inclusive adulterando as Escrituras para isto (Mt 28:19; I Jo 5:7-8)
Portanto, dizer que algo aconteceu 3 vezes Ć© confirmar o efeito do fato. Kafos negou Yaohuāshua 3 vezes, isto Ć©, negou de verdade, pra valer! E depois da ressurreição afirma 3 vezes que ama Yaohuāshua, ou seja: retomou de verdade a posição de seguidor do Mestre amado. Yaohuāshua ressuscita no terceiro dia, um jeito de dizer que sua morte foi um fato indiscutĆvel (Mt 12:39-40).
4 (quatro) ā O quatro Ć© o nĆŗmero da criação. SĆ£o quatro os elementos: terra, ar, Ć”gua e fogo. Ap 7:1 mostra que sĆ£o quatro os ventos da terra. Isso nĆ£o significa que na Terra existam āquatro ventosā, mas que eles sopram sobre toda a criação. SĆ£o quatro as estaƧƵes do ano e tambĆ©m os pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste [quatro cantos da Terra; nĆ£o significando com isto que a Terra seja plana ou quadrada]; a Cidade Ć© quadrangular (Ap 21:16). Quatro Seres vivos (Ap 4:6; 7:1; 20:8). SĆ£o quatro os impĆ©rios mundiais mencionados no Livro de Dayanāul, cap. dois (na tentativa de se estabelecer o 5Āŗ impĆ©rio ā o do anticristo, o Messias vem e destrói este intento e Se estabelece sobre toda a Terra; vs. 34, 35, 40, 44). Os quatro evangelhos narram a história de Yaohuāshua [UL/Criador, o Verbo que Se fez carne ā Jo 1:1-3, 14; Hb 1:1-2; Cl 1:15-20] vivendo nesse mundo, lidando/restaurando a Sua criação pecaminosa. Na parĆ”bola do semeador, sĆ£o quatro os tipos de solo do coração, mostrando que abrange toda a criação divina. O julgamento do mundo tem quatro aspectos em Apocalipse: a guerra, a fome, a doenƧa e o terremoto. Por isso o nĆŗmero quatro na BĆblia, aponta para a criação (no quarto dia, o Criador termina o preparo da Terra para a Vida). Portanto, Ć© o nĆŗmero da totalidade: um sinal de plenitudeā¦
40 (quarenta) ā NĆŗmero que indica um tempo necessĆ”rio de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilĆŗvio (Gn 7:4, 12); 40 dias e 40 noites Mehuāshua passa no Monte (Ex 24:18; 34:26; Dt 9:9-11; 10:10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14:33; 32:13; Dt 8:2; 29:4, etc); Yaohuāshua jejuou 40 dias antes de comeƧar seu ministĆ©rio (Mt 4:2; Mc 1:12; Lc 4:2); a ascensĆ£o de Yaohuāshua acontece 40 dias depois da Ressurreição (At 1:3). Quando alguĆ©m errava era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25:3) e Shaāul tambĆ©m recebeu cinco vezes as 40 chicotadas, menos uma (II Co 11:24).
400 (quatrocentos) ā Os Yaoshorulāitas estiveram no Egito por 400 anos, sendo que destes, 240 anos (3 x 4 x 10 = intensificação), como escravos pelos faraós egĆpcios.
5 (cinco) ā O nĆŗmero cinco significa responsabilidade diante do Criador. Na parĆ”bola das virgens, tem-se dois grupos: cincos nĆ©scias e cinco prudentes (Mt 25:2). Isso porque cinco significa comprometimento. Ć o nĆŗmero de dedos da nossa mĆ£o indicando que temos compromisso com os nossos atos. Nossas mĆ£os simbolizam nossas obras. O primeiro bloco da BĆblia (a Lei) tĆŖm 5 livros, o Pentateuco. A consagração de Aharon e a purificação do leproso tinham cinco unƧƵes que eram aplicadas em cinco partes do corpo, mostrando que somos responsĆ”veis pela unção recebida. O Criador multiplicou cinco pĆ£es para alimentar cinco mil pessoas e Daoāud usou cinco pedras para vencer Golias (I Sm 17:40). Sabemos que o quinto reino mencionado em Dayanāul, serĆ” o reino de Cristo que vem sobre a Terra, destruĆdo o intento do antiācristo e para entrar nele, temos que ter compromisso. Em LevĆtico temos cinco ofertas que falam das obrigaƧƵes de o homem se apresentar diante de YAOHUH. Dessa forma, o nĆŗmero cinco simboliza responsabilidade diante do Pai e no Apocalipse pode ser negativo. Ap 9:5, 10.
6 (seis) ā NĆŗmero imperfeito, nĆ£o chegou Ć perfeição, que Ć© o nĆŗmero 7. No Apocalipse (13:18) Ć© repetido trĆŖs vezes, por isso o nĆŗmero da besta Ć© 666. Imperfeição total! Golias tinha irmĆ£os com seis dedos nas mĆ£os e pĆ©s (II Sm 21:20). Golias tinha seis dedos nas mĆ£os, seis dedos nos pĆ©s e seis cĆ“vados de altura. Tudo em Golias era seis, porque fala do homem como inimigo do (I Sm 17.4-7). TambĆ©m Ć© o nĆŗmero de haāsatan (Dn 3:1, Ap 13:18). Portanto, Ć© tambĆ©m o nĆŗmero do homem caĆdo; em rebeliĆ£o contra YAOHUH e unido com o diabo, vivendo sem o Criador, no mundo. O homem foi criado no sexto dia e pode trabalhar seis dias por semana (Ex 23:12). Ć o Ć”pice do humanismo e da sua independĆŖncia de ULāHIM. No Velho Testamento, um escravo só podia ser escravo por seis anos; no sĆ©timo, ele tinha que sair livre. Segundo a cronologia bĆblica, a história do homem na Terra tem seis mil anos de Adan atĆ© hoje. Entendemos que o sĆ©timo serĆ” o milĆŖnio, terreal. O sexto selo fala da ira do Cordeiro sobre a humanidade.
666 (seiscentos e sessenta e seis) ā O nĆŗmero do anticristo Ć© 666, isto Ć©, trĆŖs vezes seis. Lembra-se que o trĆŖs significa completude, portanto 666 simboliza o homem em teimosia total tentando ser como UL (egoĆsmo) ā Ez 28:12-19 (Is 14:12-15) mostra a queda de satan, neste mesmo intento.
O salĆ”rio de SalomĆ£o (o idólatra que recebeu a Sabedoria, mas se perdeu ā só reconheceu o seu erro, no fim de sua vida) era de 666 talentos de ouro, anual⦠I Rs 10:14. E, a estĆ”tua de ouro de Nebuchadnezar era de 6 cĆ“vados por 66; isto Ć©, 666. Dn 3:1-2. Assim, 666 aponta para o anticristo por ser ele o āavessoā da perfeição (YAOHUH). O anticristo se levantarĆ” contra tudo que se chama divino.
Ele Ć© a consumação de Bavel. No dias do Apocalipse, era Nero, o anticristo [veja abaixo]; desde entĆ£o, sempre houve anticristos e sendo assim, sempre pudemos identifica-los ācalculado o seu nome ā Ap13:18. Portanto, Ć© o homem vivendo independente do ETERNO (Nova Era), dizendo: nĆ£o precisamos de ti, nĆ£o queremos nos sujeitar a ninguĆ©m, nem adorar a ninguĆ©m, nĆ£o queremos nos dobrar diante de ninguĆ©m. O anticristo Ć© o Ć”pice do humanismo. Cada vez mais ouvimos a mensagem de que o homem Ć© o centro de tudo, de que o homem Ć© capaz de tudo, de que ele, homem, Ć© o seu próprio ādeusā; afirmando sempre: ādeusā estĆ” em todo lugar e em todas as āigrejasā ā ponto para satan!
OBS: Em Ap 13:18, o famoso nĆŗmero da ābesta do Apocalipseā Ć© 666, que provĆ©m da soma das consoantes hebraicas (n + w + r + n + r + s + q) de KAISAR NERON: Imperador Nero, o grande perseguidor dos cristĆ£os (100 + 60 + 200 + 50 + 200 + 6 + 50 = 666).
Hoje poderĆamos fazer o mesmo com o nome de Bush (o inimigo nĀŗ 1 para os pentecostais paranoicos). Pois, o nome completo dele Ć©: George (6 letras) + Walker (6 letras) + Bush Jr (6 letras), ou seja: 666! Mas hĆ” outras formas de se calcular este 666, usando os nĆŗmeros romanos representados por cada letra, a exemplo do nome da falsa profetiza dos adventistas:
ELLEN GOULD WHITE = 666

A menos que alguĆ©m prove ao contrĆ”rio, nĆ£o hĆ” nenhuma lógica forƧada ou cĆ”lculo errado. *Note que o āUā no latim representa ao āVā. O āWā nas lĆnguas anglo-saxĆ“nias Ć© conhecido por ādoblevĆŖā devido Ć sua fonĆ©tica.E, Ć© por isto que o Messias lhes dĆ” a Operação do Erro (II Ts 2:11).
TambĆ©m, na frase paganizada ou usando o falso Nome do Messias: JESUS CRISTO FILHO DE DEUS em Latim (o mesmo que fazem com o tĆtulo papal), que Ć© a lĆngua de origem do ImpĆ©rio Romano, criador da besta atravĆ©s da doutrina pagĆ£ da trindade. Ao tomarmos os valores em algarismos romanos das letras correspondentes, encontramos o nĆŗmero 666, que Ć© o nĆŗmero da besta. Ex:
I E S V S C R I S T V S F I L I I D E I
1 + 5 + 100 + 1 + 5 + 1+50+2 + 500 + 1 = 666
7 (sete) ā Ć a soma de 4 + 3. Por isso Ć© o nĆŗmero perfeito, indica o mĆ”ximo da perfeição (Nm 23:4; Mt 15:36); grande quantidade (Is 30:26; Pr 24:16; Mt 18:21); totalidade (Ap 1:4); indica sĆ©ries completas como no Apocalipse: 7 Cartas (Ap 2-3); 7 Selos (Ap 6:1-17); 7 cabeƧas (Ap 12:3). O Cordeiro imolado recebe 7 dons (Ap 5:12). Sete Reis papais (Ap 17:9, 10); etc.
DaĆ, a partir do nĆŗmero sete, todos os nĆŗmeros sĆ£o uma composição dos seis anteriores. Tudo que fala da ação divina no tempo e no meio da sua criação Ć© sete. Por isso o sĆ©timo dia, o shabbos, foi santificado (Gn 2.1-3), após a Criação. Kanosh, o sĆ©timo depois de Adan, foi selado, ainda em vida (Gn 5:24 cf. Hb 11:5, 13). Depois que Nok entrou na arca, houve ainda sete dias de tolerĆ¢ncia, de graƧa (Gn 7:4). Yaākof serviu a Laban por sete anos. No Egito, houve sete anos de abundĆ¢ncia e sete anos de fome. O candelabro tem sete lĆ¢mpadas, uma para cada dia da Criação. O sangue tinha que ser aspergido sete vezes significando a redenção perfeita. O shabbos Ć© o sĆ©timo dia da Criação, simbolizando o perfeito descanso que Criador nos oferece, nEle (Hb 4:11). Durante a festa dos PĆ£es asmos, havia uma oferta de holocausto feita por sete dias, simbolizando a perfeita consagração. A festa dos tabernĆ”culos durava sete dias, simbolizando a perfeita glória. A luta contra Yarichāo foi feita com sete sacerdotes, usando sete trombetas, marchando por sete dias, simbolizando perfeita vitória. Naaman mergulhou sete vezes no rio Yardayan, entendido como perfeita purificação, Yahāov teve sete filhas depois da sua tribulação, simbolizando a perfeita benção. Yaohuāshua falou sete palavras na cruz. Havia sete diĆ”conos na Igreja primitiva. SĆ£o sete as parĆ”bolas do reino em Mattāyaohuh 13. SĆ£o sete as festas perpetuas (Lv 23) e tambĆ©m sete as oholyais em Apocalipse. Nele, existem muitos grupos de sete: sĆ£o sete espĆritos (estados) do ETERNO, sete candelabros, sete lĆ¢mpadas, sete chifres, sete olhos, sete trombetas, sete pragas e sete taƧas. Ao todo, em Apocalipse, o sete Ć© mencionado cinquenta e seis vezes, portanto compreender o significado desse nĆŗmero Ć© muito importante para o entendimento deste livro.
Por isto tudo, o sĆ”bado Ć© o sĆ©timo dia; Yaohuāshua fez a Criação em 7 dias [VocĆŖ nĆ£o acredita que tenha sido Ele, o Verbo que se fez carne, que nos criou? VocĆŖ nĆ£o vĆŖ o nosso Criador e Redentor, desde as primeiras pĆ”ginas do VT? E nĆ£o estamos falando da ātrindadeā ā um paganismo ā mas sim de pessoas distintas. Jo 1:18 (I Co 10:1-4; I Co 8:5-6)]; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias (penta ā 50) depois da Posqayao. Cada sĆ©timo ano Ć© sabĆ”tico (descanso para a terra e libertação dos oprimidos ā Lv 25) e depois de 7 vezes 7 anos (no 50Āŗ ano) vem o Jubileu. NĆ£o se deve perdoar 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mt 18:22).
Ć importante ver que no Apocalipse aparece a metade de 7, isto Ć© 3,5 (Ap 11:9). Ćs vezes se diz: um tempo, dois tempos, meio tempo (Ap 12:14; Dn 7:25), isto Ć© trĆŖs anos e meio. TambĆ©m pode ser 42 meses (Ap 11:2), Ć© igual a 1.260 dias (Ap 12:6), isto Ć©, sempre a metade de 7. Ć a duração limitada das perseguiƧƵes. Ć o tempo controlado por YAOHUH e foi na metade da Ćŗltima semana de Dn 9:25-27 (o ministĆ©rio carnal do Messias) que ocorreu a cruz⦠Veja a observação, abaixo:
Obs: A marech, ou seja, as 2.300 tardes⦠Dn 8:14. Estas 2.300 tardes cumpre-se dentro da Ćŗltima semana: Uma semana Ć© igual a 2.520 dias; nos primeiros 6 meses [180 dias], o Imersor, preparou o Caminho. O Messias, após a sua imersĆ£o, foi ao deserto por 40 dias. 180 +40 = 220 dias em que o Messias nĆ£o pregou⦠2.520-220 = 2.300 tardes e manhĆ£sā¦
OBS: 70 (setenta) ā Mt 18:22; Lc 10:1; Apontando para as Setenta Semanas de Dayanāul. Os pentecostais, sem nenhuma base bĆblica, destaca a Ćŗltima semana das demais e a coloca para o futuro (para isto, deturpam a passagem dizendo que o PRINCIPE alĆ nĆ£o Ć© o Messias, mas sim o imperador romano) para impor a sua doutrina de um governo do anticristo (a Pedra de Dn 2 vem e destrói este intento; portanto, o anticristo nĆ£o governarĆ” nem por um Ćŗnico segundo) e do seu antibĆblico arrebatamento cujo objetivo Ć© nĆ£o permitir que a āigrejaā esteja presente durante este pretenso governo [a Grande Tribulação], ignorando, por exemplo, Mt 24:29-31.
OBS: 70 x 7 (setenta vezes sete) ā Foi dado um perĆodo de 490 anos para que os judaicos mudassem o seu proceder para com o ETERNO⦠Este tempo inicia-se pela reconstrução de Yahāshua-oleym (49 anos com dificuldades ā Ed & Ne). Depois segue pelo perĆodo intertestamentĆ”rio (+ 434 anos). Isto nos leva Ć Ćŗltima semana que se inicia com a imersĆ£o de Yaohuāshua holāMehushkyah. No meio desta semana, o Messias Ć© morto e assim os sacrifĆcios perdem a razĆ£o de ser (Mt 27:51; Hb 7:27). Segue o resto da semana, onde os judaicos selaram a vida da nação, com o sacrifĆcio de Esteban (At 6/7)⦠E, a profecia acaba por apontar o fim destas coisas com a Volta de Yaohuāshua!
Jogo de nĆŗmeros 10 x 7: MoisĆ©s comunica o espĆrito profĆ©tico aos 70 anciĆ£os (Nm 11,16-17.24-25). O exĆlio na BabilĆ“nia Ć© interpretado como a duração de 70 anos (Jr 25,11; 29,10; 27,7; 2Cr 36,21; Dn 9). A tradução da BĆblia hebraica para o grego foi feita por 70 escribas e por isso recebeu o nome de LXX ou Septuaginta.
OBS: 777 (setecentos e setenta e setenta) ā Gn5:28-31 Lameque tinha 182 anos quando lhe nasceu um filho, a que chamou Nokh porque, disse ele: Este hĆ” de trazer-nos descanso para o duro trabalho da terra que o Criador amaldiƧoou. Lameque viveu mais 595 anos e teve mais filhos e filhas. Ao todo foram 777 os anos de vida que teve, e morreu [morreu durante a construção da Arca, pouco anos antes do dilĆŗvio]. Este nĆŗmero indica a perfeição mĆ”xima do Criador, contrapondo-se ao 666.
8 (oito) ā Ć sete mais um, Ć© como que o transbordamento. O nĆŗmero oito significa ressurreição ou novo comeƧo. Na verdade, a ressurreição Ć© um novo comeƧo. Ć alguĆ©m que morreu, ressuscitou e estĆ” tendo um novo comeƧo.. A BĆblia fala que oito pessoas saĆram da arca, simbolizando ressurreição, porque passaram pela morte no dilĆŗvio e saĆram para uma nova vida. A circuncisĆ£o ocorria no oitavo dia, porque circuncidar significa cortar a carne, daĆ ter que ser ao oitavo dia para simbolizar o recomeƧo. Daoāud era o oitavo filho. O leproso era purificado no oitavo dia. As primĆcias eram trazidas no oitavo dia. O sacerdote trabalhava no oitavo dia da consagração. As bem-aventuranƧas em Mattāyaohuh sĆ£o sete mais uma. A transfiguração se deu no oitavo dia para mostrar que depois da ressurreição [ou na volta do Messias] nós seremos glorificados (Lc 9:28-36; Cf. I Co 15:50-53).
Muitos ācrentes paganizadosā CRIARAM uma semana de 8 dias, capenga, ao afirmar que o domingo nĆ£o Ć© o primeiro dia; mas sim o oitavo, o dia do recomeƧo, da nova criação. Por isso, para estes pagĆ£os adoradores do sol (Ez 8:13, 16) o domingo Ć© o dia de descanso, afrontando o Criador e a Sua Lei [Ex 20:8-11 cf. Mt 5:17-19] ao afirmar ā como todo o mundo cristĆ£o que nĆ£o lĆŖ com atenção, as Escrituras e assim, aceitam as āinterpretaƧƵes dos teólogosā mal intencionados ā que Ć© o dia da ressurreição. Estude com profundidade e fique sabendo que o Messias nĆ£o morreu em uma sexta-feira e ressuscitou no domingo⦠Mas sim, morreu em uma quarta-feira e ressuscitou em um sĆ”bado; cumprindo literalmente Mt 12:39-40 (sem esta de ādias inclusivos, criado pelos teólogos pagĆ£os ). No fim deste estudo, tem um link para vocĆŖ ficar conhecendo ā biblicamente ā o Verdadeiro dia da Ressurreição.
9 (nove) ā O nĆŗmero nove nĆ£o aparece em Apocalipse. Ele tem dois significados: pode significar ingratidĆ£o, pois foram nove os leprosos que nĆ£o voltaram para agradecer (Lc 17.11-19). Ou pode significar uma obra humana incompleta: pois o nove Ć© a combinação de quatro mais cinco, ou seja, a criação mais a responsabilidade.
TambĆ©m pode estar ligado Ć produção de frutos. Yaohuāshua disse que āse o grĆ£o de trigo, caindo na terra, nĆ£o morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito frutoā (Jo 12:24).
Os fruto do EspĆrito (Yaohushua) apresentado em Gl 5:22-23, estĆ” assim dividido: trĆŖs sĆ£o interiores, trĆŖs sĆ£o exteriores e trĆŖs sĆ£o teocĆŖntricos. HĆ” nove dons do EspĆrito em I Co12, referindo-se a poder e ao carĆ”ter conforme, Gl 5:22-23.
Em Gn 9:9 temos um pacto: āE eis que estabeleƧo a minha alianƧa convosco e com a vossa descendĆŖncia, depois de vósā. Este pacto foi feito com Nok e os seus trĆŖs filhos. Mais tarde, UL fez outro pacto com Abrulāhan, quando este contava noventa e nove anos (Gn17:1Ć 1+7+1=9). Ora, Ć© dito que Abrulāhan jĆ” era āamortecidoā por causa da idade, mas mesmo assim ele produziu fruto.
Lemos sobre as novecentas carruagens de ferro em Jz-4:3. O leito de Ogue, rei de Basan tinha nove cĆ“vados de comprimento (Dt 3:11). Na era dos patriarcas esse nĆŗmero era muito importante. Em Gn 5, encontramos o nĆŗmero novecentos, sete vezes, em um só capĆtulo.
Lembramo-nos aqui das noventa e nove ovelhas obedientes e de uma que se extraviou. Yashuaāoleym foi destruĆda no nono mĆŖs (Jr 52:4-6) O Rolo da Lei foi destruĆdo em Jr 36:23, no nono mĆŖs. Nove Ć© o perĆodo de gestação para que as mulheres produzam fruto. A visĆ£o de Kafos aconteceu na hora nona (At 10:9-17).
JĆ”, os pagĆ£os trinitarianos enxergam este nĆŗmero como sendo o triplo de trĆŖsā¦
10 (dez) ā Mesmo nĆ£o sendo Ćmpar, o nĆŗmero 10 (dez) entrou na lista dos nĆŗmeros perfeitos. Ele expressa o completo, a inteireza, o todo. Ć considerado o nĆŗmero da perfeição humana. Com o 10 (a soma de dois nĆŗmeros perfeitos: 3 + 7 = 10), expressamos a admiração e reconhecimento que temos por alguĆ©m: Ele Ć© 10! Na maioria das escolas a avaliação Ć© por conceito numĆ©rico. Quem obtĆ©m nota 10, consegue o mĆ”ximo. Indica grande quantidade (Gn 31:7) ou Ć© simplesmente um nĆŗmero redondo (Mt 25:1). Indica tambĆ©m listas completas. Pelos dez dedos das mĆ£os Ć© fĆ”cil lembrar a lista. Indica um tempo limitado; curta duração (Dn 1:12.14; Ap 2:10). Dez sĆ£o os mandamentos. Dez eram as virgens e dez foram as pragas no Egito. Os discĆpulos oraram dez dias. Eram dez os servos em Lc 19:13. Pode indicar tambĆ©m imperfeição: a besta só tem 10 chifres (Ap 12,3). Na FranƧa iluminista, foi criada a semana de 10 dias para renegar qualquer vinculo espiritual com a semana da Criação⦠Esta semana (1793) durou apenas 3,5 anos (metade de sete)!
12 (doze) ā Ć o resultado de 4 x 3, isto Ć©, um nĆŗmero bem completo. Ć o nĆŗmero que representa o povo, que comeƧou com 12 tribos. Yaohuāshua, ao escolher 12 apóstolos quer dizer que estĆ” formando um novo povo. Quando no Apocalipse se diz que sĆ£o 144.000 os marcados como servos de YAOHUH nĆ£o precisamos ficar achando que agora nĆ£o hĆ” mais vaga para nós, entre os eleitos. Veja, 144 000 = 12 (representa o povo de yaoshorulāita, isto Ć©, os judaicos) x 12 (representando todos os povos, nós) x 1000 ( uma grande multidĆ£o). Nesse simbolismo hĆ” espaƧo para todos, em todos os tempos. Quando Yaohuāshua multiplica os pĆ£es, sobram 12 cestas (se multiplicarmos nossas ofertas* aos que tĆŖm fome haverĆ” comida para todo o povo). Isto confirma que Ć© o nĆŗmero da escolha [12 tribos no AT; 12 Apóstolos no NT]; 12 legiƵes de anjos (Mt 26:53). Os anciĆ£os sĆ£o 24, isto Ć©: 2 x 12 (Ap 4:4). Por isto, os que serĆ£o salvos (Ap 7:4) serĆ£o 144.000, isto Ć© 12 x 12 x 1000! Ć o nĆŗmero da totalidade (Ap 21:12-14).
O nĆŗmero doze possui basicamente o mesmo significado do sete, todavia se diferencia dele porque o sete Ć© a perfeição da ação do Criador na história do homem, no tempo; enquanto o doze Ć© a perfeição de Sua ação para a eternidade. Por isso, tudo o que Ć© eterno, em Apocalipse, Ć© doze; mas tudo o que tem fim Ć© sete (sete Ćŗltimas Pragas sobre os Ćmpios, em Ap 16). Sete Ć© trĆŖs mais quatro, mas o doze Ć© trĆŖs vezes quatro. Os sete selos e as sete trombetas sĆ£o uma ação completa do Criador (Yaohuāshua); no entanto, só por um tempo, enquanto aquilo que Ć© doze Ć© eterno. A BĆblia fala que sĆ£o doze meses, doze discĆpulos, doze portas de Yashuaāoleym, doze pedras preciosas no peito e nos ombros do sumo sacerdote, doze pĆ£es e doze espias. Yaohuāshua foi a Yashuaāoleym aos doze anos. SĆ£o doze as legiƵes de anjos. Apocalipse 21 se refere ao nĆŗmero doze: a Nova Yashuaāoleym possui doze portas, doze fundamentos, doze tronos, doze pĆ©rolas e doze pedras preciosas. Portanto, tudo que Ć© eterno Ć© doze.
Nota de oCaminho: A Lei Moral vigora até o Fim do Pecado (Ap 20:11-15), após o Milênio!
OBS: 120 (cento e vinte) ā (3 x 40) ā O numero cento e vinte possui qualidades simbólicas singulares. Esse numero figura no Livro do GĆŖnesis como medida de tempo, no momento em que um limite de cento e vinte anos foi decretado para os anti-diluvianos retornarem ao Criador (Gn 6:3). Este foi tempo em que Nok construiu a arca para sobreviver ao diluvio (Gn 6), Esse numero tambĆ©m corresponde aos anos de vida do profeta Mehuāshua (Dt 34:7). Aos cento e vinte dias em que Mehuāshua esteve sobre o Monte Sāneah em trĆŖs perĆodos de quarenta dias cada, como tambĆ©m ao perĆodo de trĆŖs geraƧƵes convencionais de quarenta anos cada, exemplificado pelo pacto do Cridor com o povo de Yaoshorāul: āā¦guardes todos os Seus estatutos e os Seus preceitos que eu te ordeno ā tu, teu filho e o filho de teu filhoā¦ā (Dt 6:2). A BĆblia pode, entĆ£o, ser compreendida como um contrato entre o Criador (representado o ETERNO) e o povo de Yaoshorāul.
1000 (mil) ā Uma quantidade tĆ£o grande que nĆ£o se pode contar. Prazo de tempo completo e comprido. Reino de mil anos (Ap 20:2).
OBS: O Apocalipse Ć© um livro de sĆmbolos (nĆ£o literais); no entanto, sĆmbolos de uma realidade (cada sĆmbolo representa uma coisa literal)!
Ver as combinaƧƵes: 7 x 1000 (Ap 11:13; 12 X 1000 (Ap 7:5-8); 12 x 12 x 1000 (Ap 7:4).
Ć interessante ver que Ć© o sĆ”bado que dĆ” valor [fecho de ouro da semana temporal; assim como a criação do ser humano realizada por Yaohushua, foi o āfecho de ouroā da criação] aos demais dias da semana; assim transforma os 6 dias (imperfeitos) em 7 dias (perfeito). O Ćŗnico dia da semana que tem um nome Ć© shabbos e foi do paganismo que surgiu o nome domingo para o primeiro dia da semana ā um dia de trabalho como qualquer um dos demais, pois, 6 dias trabalharĆ”s (realiza a sua obra ā Ex 20:8-11)⦠Sunday/dia do sol, no inglĆŖs. Outro exemplo: seis povos habitavam a Terra Prometida (Ex 3,8). Mas eram imperfeitos. Yaoshorāul (nĆ£o a nação atual, pois estes nĆ£o aceitam a Yaohushua; mas sim o Yaoshorāul formado por nós, os salvos) serĆ” o sĆ©timo povo, aquele que tornarĆ” a terra perfeita, como era na criação [errou o Criador ao nos criar na Terra, e agora tem que nos levar para o cĆ©u??? NĆ£o: Os mansos herdarĆ£o a terra ā Mt 5:5 (Sl 115:16; Pv 2:21-22)]!
Ver também o jogo numérico feito na elaboração de alguns provérbios (Pr 6:16-19; 30:15-33).
Como os yaoshorulāitas escreviam seus nĆŗmeros com letras alfabĆ©ticas (nĆ£o tinham vogais), assim se podia escrever um nome com um valor numĆ©rico escolhido a dedo. Por exemplo, Mattāyaohuh divide a genealogia de Yaohuāshua em trĆŖs grupos de 14 geraƧƵes. Ora, o nĆŗmero 14 Ć© o resultado das somas das letras do nome de Daoāud (d + w + d): 4 + 6 + 4 = 14. EntĆ£o Yaohuāshua Ć© trĆŖs vezes Daoāud; Ć© o Daoāud por excelĆŖncia.
No capĆtulo 17 do Evangelho de Yaoākhanan, a palavra āmundoā aparece 18 vezes, isto Ć©: 6 + 6 + 6. Ora, para Yaoākhanan, nĆ£o Ć© a terra ou o mundo fĆsico ā como nós entendemos hoje ā que era mau. āMundoā significava: o sistema, ou seja, aqueles que nĆ£o aceitavam Yaohuāshua (podiam ser os judaicos do Templo, os romanos ou atĆ© mesmo os gentios; e hoje, nós, os do āmundoā: Lembre-se, ādo mundo, mas nĆ£o no mundoā!).
Perceba a diferenƧa: Reino DOS cĆ©us e jamais Reino NOS cĆ©us⦠Somente no livro de Mattāyaohuh temos esta frase (reino dos cĆ©us) e jamais ele dizā¦.nos cĆ©us! O Pai Nosso diz: Venha a nós o Teu Reino⦠Se vocĆŖ ainda crĆŖ em ir para o cĆ©u (paganismo grego trazido aos cristĆ£os pela ICAR, em sua Vulgata), PARE de orar este Pai Nosso e passe a orar assim: Nos LEVE para o Teu Reino!!!
OBS: Gentios nas Escrituras, sĆ£o os descendentes das dez tribos espalhas pelo mundo, isto Ć©, o Reino do Norte, Yaoshorāul ā Is 9:1. Quando vocĆŖ ler nas Escrituras a palavra āIsraelā, vocĆŖ deve atentar ao contexto para saber se estĆ” falando das 10 tribos (a Casa de Israel ā Mt 10:5) ou da nação como um todo (o Reino do Sul/2 tribos + o Reino do Norte/10 tribos/a Casa de JudĆ”).
No capĆtulo 9 do Evangelho de JoĆ£o, o verbo āabrirā aparece 7 vezes, justamente no relato em que Yaohuāshua abre os olhos ao cego; um sinal importante no quarto Evangelho: Abrir seus olhos para a Verdade ā Jo 8:32.
Outro exemplo: na expressĆ£o āfilhos de Yaoshorāulā temos tambĆ©m um exemplo de como os escritores bĆblicos gostavam de fazer os jogos de palavras baseadas no valor numĆ©rico das letras do alfabeto hebraico. Em Filhos de Yaoshorāul, a soma dos valores das consoantes Ć©: 2 + 50 + 10 + 10 + 300 + 1 + 30 = 603. Esta Ć© a cifra da multidĆ£o do primeiro total do povo, no recenseamento antes de partir em direção ao Sāneah: 603.550 (Nm 1:46; 2:32). Ć o mesmo nĆŗmero dos homens que deixaram o Egito (Ex 12:37).
Enfim, os hebraicos davam muito valor aos nĆŗmeros, mas quanto a nós, corremos sĆ©rio risco de entrar por este caminho, a ponto de nos misturar com os mĆsticos ā Dt 18:10-12.
Os números para os ocultistas (iluminats, maçÓnicos e bruxos):

TrĆŖs (3) Ć© o primeiro nĆŗmero sagrado, o primeiro nĆŗmero perfeito [Wescott, 41]. TrĆŖs representa a Trindade PagĆ£ [Wescott, pg 37] Ele Ć© representado geometricamente no triĆ¢ngulo, e espiritualmente como o Terceiro Olho do hinduĆsmo. Os ocultistas multiplicam e adicionam trĆŖs aos outros nĆŗmeros sagrados para criar novos nĆŗmeros. Entretanto, tambĆ©m agrupam trĆŖs em grupos de dois ou de trĆŖs, pois acreditam no princĆpio da āintensificaçãoā, isto Ć©, que grande poder Ć© obtido quando um nĆŗmero āsagradoā Ć© agrupado. No caso do trĆŖs, uma maior intensificação Ć© obtida quando ele Ć© mostrado como 33 ou 333. Quando Hitler cometeu suicĆdio, organizou os detalhes do horĆ”rio de modo a criar um trĆŖs triplicado (333). VocĆŖ pode ver como 333 formou a estrutura para essa ocasiĆ£o da mais alta importĆ¢ncia? Logicamente, 333 + 333 = 666. Os ocultistas usam 33 33 33 como um sĆmbolo oculto pelo qual apresentam o nĆŗmero mais ofensivo 666.
Quando os detalhes de um evento são assim organizados, de forma a conter certos números ocultistas sagrados ou combinações numéricas, essa é literalmente a assinatura ocultista de um evento. Somente os ocultistas reconhecerão essa assinatura.
Finalmente, os três 33 33 33 são organizados para representar 666 quando são mostrados em pares. Matematicamente, 666 pode ser criado quando três pares de três são somados. Assim (3+3) + (3+3) + (3+3). Agora, elimine os parênteses e os sinais de mais, e terÔ 33 espaço 33 espaço 33, representando o número 666.
Seis (6) Ć© o próximo nĆŗmero āsagradoā, representando o nĆŗmero da alma do homem [Wescot, pg 66]. Isso mostra o poder onipotente do Criador, pois essa crenƧa Ć© paralela Ć passagem em Apocalipse 13:18, em que o Criador atribui 666 ao homem; mais precisamente ao homem do pecado final, a Besta. Seis tambĆ©m Ć© considerado como ātodo-suficienteā. Isso tambĆ©m estĆ” em paralelo com o ensino bĆblico, que diz que o grande pecado do homem Ć© o orgulho de si mesmo.
Se o algarismo seis individualmente Ć© considerado poderoso, entĆ£o assim tambĆ©m o agrupamento dele como 66 ou 666. Entretanto, os ocultistas tambĆ©m pegam 666 e multiplicam os trĆŖs nĆŗmeros, obtendo 216. Wescott explica, āDe acordo com os pitagóricos, após um perĆodo de 216 anos ⦠todas as coisas sĆ£o regeneradasā, incluindo o homem. A āalmaā de cada pessoa seria regenerada, ou renascida precisamente 216 anos após sua morte. Lembre-se desse valor, pois os ocultistas atribuem muitas das mesmas caracterĆsticas dos indivĆduos Ć s naƧƵes e creem ā como todo evangĆ©lico pentecostal ā na āimortalidade da almaā e na reencarnaçãoā¦
Sete (7) Ć© um nĆŗmero āsagradoā. Van Buren chama o sete de āum dos mais sagrados de todos os nĆŗmeros⦠o Centro InvisĆvel, o EspĆrito de tudoā [pg 39]. Acredita-se que o sete literalmente governe todos os aspectos do universo, a partir do próprio corpo do homem, para os corpos do universo, e para as questƵes espirituais. Como a multiplicação de sete cria um nĆŗmero sagrado ainda mais poderoso, nĆ£o devemos estar surpresos que 3Ć7, ou 21, seja considerado um nĆŗmero poderosĆssimo.
Assim, quando Adam Weishaupt formou os Mestres dos Illuminati, escolheu o dia do evento organizando os nĆŗmeros de uma maneira que formasse nĆŗmeros poderosos. Ele escolheu Primeiro de Maio, porque maio Ć© o quinto (5) mĆŖs, somado com o primeiro dia, Ć© igual a seis. Weishaupt escolheu 1776 porque os quatro algarismos somados dĆ£o 21 (1+7+7+6). AlĆ©m disso, 6+21=27, outro nĆŗmero de poder porque Ć© formado pela multiplicação de 3Ć9. Essa data foi escolhida com muito cuidado por Weishaupt; ele acreditava que o Plano da NOM [Nova Ordem Mundial] estaria condenado ao fracasso se nĆ£o fosse executado em um dia numericamente auspicioso.
Nove (9) Ć© sagrado porque Ć© o āprimeiro cubo de um nĆŗmero Ćmpar (3)ā [Van Buren, pg 40-41]. Nove tambĆ©m contĆ©m muitas propriedades matemĆ”ticas singulares, mas este nĆ£o Ć© o objetivo deste estudo e nĆ£o vamos examinĆ”-las aqui. Espiritualmente, nove Ć© o nĆŗmero da āmorte para si mesmo para renascer em EspĆritoā [pg 41]. Essa Ć© uma falsificação satĆ¢nica para o novo nascimento; a imersĆ£o.
Finalmente, o nove triplicado (999) Ć© utilizado para representar 666, pois Ć© simplesmente a inversĆ£o de 666. Agora, peque uma embalagem de papelĆ£o de algum produto industrializado e observe atentamente o sĆmbolo de reciclagem⦠SintomĆ”tico, nĆ£o Ć©?
Onze (11) Ć© um nĆŗmero āsagradoā, embora represente ā⦠tudo o que Ć© pecaminoso, prejudicial e imperfeitoā [Wescott, pg 100]. O onze Ć© formado da soma de 5 + 6 = 11. Quando onze Ć© multiplicado pelo nĆŗmero perfeito 3, produz 33, um nĆŗmero de tremenda importĆ¢ncia no ocultismo. Em 1933, Adolf Hitler e o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt chegaram ao poder. Ambos estavam comprometidos com o estabelecimento da Nova Ordem Mundial, e suas aƧƵes tiveram um grande impacto na humanidade. Foi tambĆ©m em 1933 que ocorreu a publicação do Primeiro Manifesto Humanista. VocĆŖ vĆŖ como satan manipulou a história mundial para produzir 3 eventos da Nova Ordem Mundial em 1933? Assim, um 333 poderoso serviu como estrutura para eventos mundiais naquele ano.
Treze (13) é considerado sagrado porque é formado pela adição do seis (o número da alma do homem) com sete (um dos números perfeitos) à 6 + 7 = 13.
Entretanto, 13 é o número que o Criador atribuiu a satanÔs. Sabemos que os dias sagrados na primavera pagã são 30 de abril e primeiro de maio.
Agora, some os números que formam essas datas (3+4=7; 5+1=6); quando você soma seis com sete, obtém treze, o número de satan.
Em matemƔtica
Quarenta Ć© um nĆŗmero composto , um nĆŗmero refatorĆ”vel , um nĆŗmero octogonal , e - como a soma dos quatro primeiros nĆŗmeros pentagonais :1+5+12+22=40ā Ć© um nĆŗmero piramidal pentagonal .
Somando alguns subconjuntos de seus divisores (por exemplo, 1, 4, 5, 10 e 20) dĆ” 40; portanto, 40 Ć© um nĆŗmero semiperfeito .
Dado 40, a função Mertens retorna 0 . 40 é o menor número n com exatamente nove soluções para a equação função totiente de Euler
Quarenta é o número de soluções de problemas n -rainhas para n=7.
Quarenta Ć© um dĆgito representativo em ternĆ”rio (1111, ou seja ,30+31+32+33, ou, em outras palavras,34ā12) e um nĆŗmero de Harshad em decimal
Na ciĆŖncia
O número atÓmico do zircÓnio .
Quarenta negativos Ć© a Ćŗnica temperatura Ć qual as escalas Fahrenheit e Celsius correspondem; isto Ć©, ā40 °F = ā40 °C. Ć referido como "menos quarenta" ou "quarenta abaixo".
Nas religiƵes
O número 40 é encontrado em muitas tradições sem nenhuma explicação universal para seu uso. Nas tradições judaicas , cristãs , islâmicas e outras do Oriente Médio , é considerado um número grande e aproximado , semelhante a " umpteen ".
SumƩrio
Enki ( /ĖÉÅki/) ou Enkil (sumĆ©rio: dEN.KI(G)šš ) Ć© um deus da mitologia sumĆ©ria , mais tarde conhecido como Ea na mitologia acadiana e babilĆ“nica. Ele era originalmente o deus patrono da cidade de Eridu , mas depois a influĆŖncia de seu culto se espalhou por toda a MesopotĆ¢mia e para os cananeus , hititas e hurritas . Ele era a divindade do artesanato (gaÅ”am); travessura; Ć”gua, Ć”gua do mar, Ć”gua do lago (a, aba, ab), inteligĆŖncia (gestĆŗ, literalmente "orelha") e criação (Nudimmud: nu, semelhanƧa, lama escura, fazer urso). Ele foi associado com a banda sul de constelaƧƵes chamadas estrelas de Ea, mas tambĆ©m com a constelação AÅ -IKU, o Campo ( Quadrado de Pegasus).
Começando por volta do segundo milênio aec, ele às vezes era referido por escrito pelo ideograma numérico de "40", ocasionalmente referido como seu "número sagrado".
Um grande nĆŗmero de mitos sobre Enki foi coletado em muitos locais, desde o sul do Iraque atĆ© a costa do Levante. Ele figura nas primeiras inscriƧƵes cuneiformes existentes em toda a regiĆ£o e foi proeminente desde o terceiro milĆŖnio atĆ© os tempos helenĆsticos.
O significado exato de seu nome Ć© incerto: a tradução comum Ć© "Senhor da Terra": o sumĆ©rio en Ć© traduzido como um tĆtulo equivalente a "senhor"; originalmente era um tĆtulo dado ao Sumo Sacerdote; ki significa "terra"; mas hĆ” teorias de que ki neste nome tem outra origem, possivelmente kig de significado desconhecido, ou kur que significa "monte". O nome Ea Ć© supostamente de origem hurrita, enquanto outros afirmam que Ć© possivelmente de origem semĆtica e pode ser uma derivação da raiz semĆtica ocidental *hyy, que significa "vida", neste caso, usada para "nascente", "Ć”gua corrente". Em sumĆ©rio, EA significa "a casa da Ć”gua", e foi sugerido que este era originalmente o nome do santuĆ”rio do Deus em Eridu.
JudaĆsmo
Na BĆblia hebraica , quarenta Ć© freqüentemente usado para perĆodos de tempo, quarenta dias ou quarenta anos, que separam "duas Ć©pocas distintas".
A chuva caiu por "quarenta dias e quarenta noites" durante o DilĆŗvio (GĆŖnesis 7:4).
NoĆ© esperou quarenta dias depois que os cumes das montanhas foram vistos após o dilĆŗvio, antes de soltar um corvo (GĆŖnesis 8:5ā7).
EspiƵes foram enviados por MoisĆ©s para explorar a terra de CanaĆ£ (prometida aos filhos de Israel) por āquarenta diasā (NĆŗmeros 13:2, 25).
O povo hebreu viveu nas terras fora da terra prometida por "quarenta anos". Este perĆodo de anos representa o tempo que leva para uma nova geração surgir (NĆŗmeros 32:13).
Diz-se que vĆ”rios dos primeiros lĆderes e reis hebreus governaram por "quarenta anos", isto Ć©, uma geração. Exemplos incluem Eli (1 Samuel 4:18), Saul (Atos 13:21), Davi (2 Samuel 5:4) e SalomĆ£o (1 Reis 11:42).
Golias desafiou os israelitas duas vezes por dia durante quarenta dias antes de Davi derrotĆ”-lo (1 Samuel 17:16).
MoisĆ©s passou trĆŖs perĆodos consecutivos de "quarenta dias e quarenta noites" no Monte Sinai :
Ele subiu no sƩtimo dia de Sivan , depois que Deus deu a TorƔ ao povo judeu, a fim de aprender a TorƔ de Deus, e desceu no dƩcimo sƩtimo dia de Tammuz , quando viu os judeus adorando o Bezerro de Ouro e quebrou as tƔbuas (DeuteronƓmio 9:11).
Ele subiu no décimo oitavo dia de Tammuz para implorar perdão pelo pecado do povo e desceu sem a expiação de Deus no vigésimo nono dia de Av (DeuteronÓmio 9:25).
Ele subiu no primeiro dia de Elul e desceu no décimo dia de Tishrei , o primeiro Yom Kippur , com a expiação de Deus (DeuteronÓmio 10:10).
Um micvê consiste em 40 se'ah (aproximadamente 200 galões americanos ou 760 litros ) de Ôgua
O profeta Elias teve que caminhar 40 dias e 40 noites antes de chegar ao monte Horebe (1 Reis 19:8).
40 chicotadas Ʃ uma das puniƧƵes impostas pelo SinƩdrio ( DeuteronƓmio 25:3 ), embora na prƔtica real apenas 39 chicotadas tenham sido administradas.
(NĆŗmeros 14:33ā34) alude ao mesmo [ esclarecimento necessĆ”rio ] com vĆnculos com a profecia no Livro de Daniel. "Por quarenta anos - um ano para cada um dos quarenta dias que vocĆŖ explorou a terra - vocĆŖ sofrerĆ” por seus pecados e saberĆ” o que Ć© ter-Me contra vocĆŖ."
Um dos prƩ-requisitos para um homem estudar CabalƔ Ʃ que ele tenha quarenta anos.
"O registro desses homens foi realizado cruelmente, zelosamente, assiduamente, desde o nascer do sol até o pÓr do sol, e não terminou em quarenta dias" (3 Macabeus 4:15).
Jonas adverte NĆnive que "mais quarenta dias, e NĆnive serĆ” subvertida". (Jonas 3:4)
Cristianismo
O cristianismo tambĆ©m usa quarenta para designar perĆodos de tempo importantes.
MoisĆ©s permanece no Monte Sinai por 40 dias e 40 noites (Ćxodo 24:18).
Antes de sua tentação , Jesus jejuou "quarenta dias e quarenta noites" no deserto da Judéia (Mateus 4:2, Marcos 1:13, Lucas 4:2).
Quarenta dias foi o perĆodo desde a ressurreição de Jesus atĆ© a ascensĆ£o de Jesus (Atos 1:3).
De acordo com Estêvão, a vida de Moisés é dividida em três segmentos de 40 anos, separados por seu crescimento até a idade adulta, fuga do Egito e seu retorno para liderar seu povo (Atos 7:23, 30, 36).
Na prĆ”tica cristĆ£ moderna, a Quaresma consiste nos 40 dias anteriores Ć PĆ”scoa . Em grande parte do cristianismo ocidental, os domingos sĆ£o excluĆdos da contagem, hĆ” 46 dias no total da Quaresma; no cristianismo oriental, os domingos estĆ£o incluĆdos.
Os Quarenta MƔrtires de Sebaste
Kirk Kilisse , "Quarenta Igrejas" (ΣαĻάνĻα ĪκκληĻιĪĻ) na TrĆ”cia Oriental
A chuva caiu por "quarenta dias e quarenta noites" durante o DilĆŗvio (GĆŖnesis 7:4).
Islã
Muhammad tinha quarenta anos quando recebeu pela primeira vez a revelação entregue pelo arcanjo Gabriel.
Masih ad-Dajjal percorre a Terra em quarenta dias, a duração do primeiro dia é de um ano, o segundo dia é de um mês, o terceiro dia é de uma semana e o dia seguinte (até o 40º dia) é de um dia.
Deus proibiu os israelitas de entrar na Terra Santa por 40 anos para separÔ-los de Musa ( Moisés ) e seu irmão.
Musa ( MoisƩs ) passou 40 dias no Monte Sinai onde recebeu os 10 mandamentos.
Yazidismo
Na fé Yazidi , o Templo Chermera (que significa "40 homens" no dialeto Yazidi) é tão antigo que ninguém se lembra de como veio a ter esse nome, mas acredita-se que deriva do enterro de 40 homens no local do topo da montanha.
Costumes funerƔrios
Alguns russos, bĆŗlgaros e sĆ©rvios acreditam que os fantasmas dos mortos permanecem no local de sua morte por quarenta dias. Após os quarenta dias, oraƧƵes adicionais sĆ£o realizadas no tĆŗmulo (parastos (ŠæŠ°ŃŠ°ŃŃŠ¾Ń) ou panihida (ŠæŠ°Š½ŠøŃ ŠøŠ“Š°)), para escoltar a alma em seu caminho para a corte de Deus.
Muitos filipinos cristĆ£os marcam o fim do perĆodo inicial de luto no quadragĆ©simo dia após a morte e celebram uma missa . Eles acreditam que a alma permanece no plano terrestre por quarenta dias antes de entrar na vida após a morte, lembrando como Cristo ascendeu ao cĆ©u quarenta dias após sua ressurreição .
HinduĆsmo
No hinduĆsmo , algumas oraƧƵes religiosas populares consistem em quarenta shlokas ou dohas (dĆsticos, estrofes). O mais comum Ć© o Hanuman Chalisa ( chaalis Ć© o termo Hindi para 40).
No sistema hindu, alguns dos perĆodos de jejum populares consistem em 40 dias e sĆ£o chamados de perĆodo Um 'Mandala Kalam' Kalam significa um perĆodo e Mandala Kalam significa um perĆodo de 40 dias. Por exemplo, os devotos (masculino e feminino) de Swami Ayyappa, nome de um deus hindu muito popular em Kerala, Ćndia (Sabarimala Swami Ayyappan) observaram rigorosamente quarenta dias de jejum e visitas (uma vez que as devotas de uma determinada faixa etĆ”ria biológica nĆ£o Para poder realizar as austeridades contĆnuas de 40 dias, eles nĆ£o entrariam no templo do deus atĆ© setembro de 2018) com suas sagradas submissƵes ou ofertas no dia 41 ou em um dia conveniente após uma prĆ”tica mĆnima de 40 dias de jejum. A oferenda Ć© chamada de "Kaanikka".
Budismo
Ao discutir a meditação, o Visuddhimagga sugere 40 assuntos de meditação para focar.
Sikhismo
Anand Sahib , a quinta e última das orações diÔrias Sikh tem 40 parÔgrafos, e o 40º parÔgrafo é frequentemente lido ao concluir qualquer cerimÓnia Sikh.
Chali Mukte (40 libertos) refere-se aos 40 soldados do exĆ©rcito do Guru Gobind Singh . Esses 40 discĆpulos eram os discĆpulos mais amados e favoritos do Guru.
Nos esportes
No beisebol, cada equipe da Liga Principal de Beisebol pode ter 40 jogadores sob contratos da liga principal a qualquer momento (sem incluir jogadores na lista de deficientes fĆsicos de 60 dias). De 1Āŗ de setembro atĆ© o final da temporada regular, as equipes foram autorizadas a expandir suas listas de dias de jogo para incluir toda a lista de 40 jogadores durante a temporada de 2019, mas a partir de 2020 as equipes só podem ter 28 jogadores em suas listas de dias de jogo durante esse perĆodo.
Nas corridas de cavalos, o número mÔximo permitido de corredores no Grand National é de 40.
A corrida de 40 jardas Ʃ uma mƩtrica importante no olheiro do futebol americano .
No tĆŖnis , o nĆŗmero 40 representa o terceiro ponto ganho em uma partida. Uma pontuação de 40ā40 (trĆŖs pontos cada) Ć© chamada de "empate", momento em que o jogador deve marcar dois pontos consecutivos para vencer o jogo.
Na NASCAR , o nĆŗmero de carros que correram em cada corrida na Cup Series de nĆvel superior desde 2016 e na Xfinity Series de segundo nĆvel desde 2013
Quarenta tambƩm Ʃ:
O QuirguistĆ£o Ć© um paĆs da Ćsia Central e Ć© derivado da palavra quirguiz que significa "Terra das quarenta tribos". O nĆŗmero 40 Ć© significativo nas tradiƧƵes do QuirguistĆ£o e aparece em muitas Ć”reas da cultura do QuirguistĆ£o.
Na tradição literĆ”ria tĆ¢mil, 40 (nÄį¹patu: ą®Øą®¾ą®±ąÆą®Ŗą®¤ąÆ) e 400 (nÄį¹Å«į¹u: ą®Øą®¾ą®©ąÆą®±ąÆ) tĆŖm um significado especial. Muitas obras curtas do perĆodo pós-Sangam tĆŖm 40 poemas. Algumas obras conhecidas com 40 poemas sĆ£o naį¹į¹eį¹i, iį¹į¹Ä nÄį¹patu, kaįø·avaįø»i nÄį¹patu, iį¹iyavai nÄį¹patu, kÄr nÄį¹patu.
na expressão " quarenta piscadelas ", significando um sono curto
no nome comercial do óleo penetrante e spray de deslocamento de Ôgua WD-40 ; "WD-40" é uma abreviação de "Water Displacement, 40th formula".
o calibre da bala em vƔrios cartuchos de armas de fogo, principalmente o .40 S&W . (O 10mm Auto , embora designado como calibre mƩtrico, usa o mesmo calibre e geralmente usa as mesmas balas.)
o nĆŗmero de anos de casamento celebrados pelas bodas de rubi
o código para ligações internacionais de discagem direta para a Romênia
o número de espaços em um tabuleiro de jogo Monopoly padrão
o nĆŗmero de ladrƵes em " Ali Baba e os Quarenta LadrƵes " e em Ali Shar e Zumurrud , de As Mil e Uma Noites (ambos os nĆŗmeros 40 e 1001 sĆ£o mais provĆ”veis āāde significar "muitos" do que de indicar um nĆŗmero especĆfico)
o nĆŗmero habitual de horas em uma semana de trabalho regular em alguns paĆses ocidentais
o nĆŗmero de semanas para um termo mĆ©dio de gravidez , contando a partir do Ćŗltimo perĆodo menstrual da mulher
O Tessarakonteres , ou 40, o maior navio da antiguidade, construĆdo por Ptolomeu IV
Quarenta é o único número inteiro cujo nome em inglês tem suas letras em ordem alfabética.
Forty Foot , um promontório na ponta sul da BaĆa de Dublin , na Irlanda, de onde as pessoas nadam no mar da Irlanda durante todo o ano hĆ” cerca de 250 anos
Após a Guerra Civil, havia planos de oferecer aos escravos libertos 40 acres e uma mula .
Para entender um povo, você deve viver entre eles por 40 dias. ~Provérbio Ôrabe
Quarentena , a prĆ”tica de isolamento para evitar a propagação de doenƧas epidĆŖmicas , deriva de um dialeto veneziano do italiano quaranta giorni , que significa 'quarenta dias', o perĆodo em que os navios deveriam ficar isolados antes que passageiros e tripulantes pudessem desembarcar durante a Peste Negra . .
Para se qualificar para os benefĆcios de aposentadoria da PrevidĆŖncia Social (Estados Unidos) , uma pessoa deve ter rendimentos por 40 trimestres (equivalente a 10 anos).
Freeholders de quarenta xelins , apelido dado àqueles que se qualificaram para uma franquia , o direito de voto, com base em sua participação em terras e/ou propriedades com valor de aluguel anual de 40s. Introduzido na Inglaterra em 1430, foi aplicado lÔ e em muitos territórios associados, de vÔrias formas, até 1918.
Astronomia e o nĆŗmero 40

O conhecimento da astronomia era muito importante para as sociedades agrĆcolas.
Certas coisas devem ser feitas em intervalos de tempo especĆficos, ou toda a colheita pode ser perdida. Em Trabalhos e Dias, HesĆodo dĆ” o seguinte conselho: āQuando as PlĆŖiades, filhas de Atlas, estiverem nascendo, comece sua colheita e seu arado quando elas estiverem se pondo. Quarenta noites e dias eles estĆ£o ocultos e reaparecem Ć medida que o ano avanƧa, quando vocĆŖ afia sua foice pela primeira vez.
Esta Ć© a lei das planĆcies, e daqueles que vivem perto do mar, e que habitam terras ricas, os vales e vales longe do mar revolto, - desbravar para semear e desfolhar para arar e ceifar, se vocĆŖ deseja adquira todos os frutos de DemĆ©ter no devido tempo, e que cada espĆ©cie possa crescer em sua estação.
Caso contrĆ”rio, depois, vocĆŖ pode passar necessidades e ir mendigar nas casas de outros homens, mas sem sucesso; como vocĆŖ jĆ” veio a mimā. AlĆ©m do conselho agrĆcola, Ć© interessante que o aglomerado das PlĆŖiades fique escondido da vista por 40 dias. As PlĆŖiades ou As Sete IrmĆ£s Ć© um aglomerado de estrelas localizado na constelação de Touro. Touro, o touro, pode ser conectado a Apis, a forma de touro de OsĆris.
Notas Finais
No livro Etimologias de Isidoro de Sevilha, ele diz o seguinte sobre os nĆŗmeros: āA contagem dos nĆŗmeros nĆ£o deve ser desprezada, pois em muitas passagens das escrituras sagradas elucida quĆ£o grande Ć© o mistĆ©rio que eles encerramā. Bem, espero ter desmistificado alguns dos aspectos relativos ao nĆŗmero 40. Fiz o possĆvel para pesquisar esse nĆŗmero em vĆ”rios escritos e tradiƧƵes.
TambĆ©m fiz o possĆvel para explicar as origens por trĆ”s da natureza simbólica desse nĆŗmero. Vemos que muitos aspectos da cultura humana estĆ£o interligados.
O simbolismo do nĆŗmero 40 estĆ” ligado Ć biologia humana, agricultura e astronomia. Tentei ser holĆstico em minha abordagem.
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FLAVIO AMATTI FILHO
Bibliografia, Fontes e Referencias:
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Quarta ou sexta-feira: A Morte do Messias!
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Google nGramas
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