top of page

O SAGRADO 40 - do judaĆ­smo aos esportes

  • Foto do escritor: FlĆ”vio Amatti Filho
    FlƔvio Amatti Filho
  • 19 de jun. de 2023
  • 39 min de leitura

Atualizado: 31 de out. de 2023

Em detrimento ao meu quadragésimo artigo no site Arqueohistória, neste post gostaria de repassar algumas ocorrências do número 40 em religiões, literatura, tradições, história e superstições. Meu foco serÔ nas tradições do Oriente Médio e do mundo ocidental (europeu). Também tentarei fazer algumas especulações sobre as origens do número 40, ou as origens por trÔs de seu valor simbólico.




Para iniciarmos, alguma curiosidades:


1. Quarenta é o único número em inglês cujas letras aparecem em ordem alfabética.



2. Menos 40 graus, ou ā€œ40 abaixoā€, Ć© a Ćŗnica temperatura que Ć© a mesma em Fahrenheit e Celsius.

3. Quando a peste bubĆ“nica atingiu a Europa durante a Idade MĆ©dia, os navios ficavam isolados no porto por 40 dias antes que os passageiros pudessem desembarcar. A palavra italiana para 40 Ć© quaranta — daĆ­ quarentena .

4. Existem 40 espaços em um tabuleiro de Banco ImobiliÔrio padrão. Provando que a vida é uma aposta, o jogo dÔ aos jogadores chances iguais (uma em 40) de irem direto para a cadeia ou ganharem na loteria do Estacionamento Gratuito.

5. Quarenta é o número mÔximo de jogadores que um time da Liga Principal de Beisebol pode contratar ao mesmo tempo.

6. EsqueƧa os ā€œnove mesesā€; uma gravidez tĆ­pica dura, na verdade, 40 semanas.

7. Os químicos levaram 40 tentativas para desenvolver o spray mÔgico que conhecemos como... esperem por isso ... WD-40 (nome completo: Deslocamento de Água, 40ª fórmula).

8. Na literatura, 40 é o número de ladrões com os quais Ali Baba se confronta em Arabian Nights .

9. Além disso, 40 é o número de piscadelas que o Dr. William Kitchiner sugere tirar para uma soneca perfeita.

10. Na religiĆ£o, 40 parece ser uma abreviação de ā€œmuito tempoā€. Jesus passou 40 dias jejuando no deserto sendo tentado pelo diabo; o grande dilĆŗvio durou 40 dias e 40 noites; o povo judeu vagou pelo deserto por 40 anos.

11. E se você precisar de mais evidências de que 40 parece muito, veja a semana de trabalho americana padrão: 40 horas.


Dotado de uma organização e foco invejÔvel, o número 40 simboliza toda a disciplina e o controle um número só. Com grande tendência ao metodismo, pode irritar as pessoas que estão ao seu redor e fazer com seja incompreendido pelos demais.

Para conhecer mais sobre o nĆŗmero 40, continuemos!


NUMEROLOGIA


Quando um número é seguido pelo 0, a sua personalidade e demais características podem se intensificar. Assim sendo, o número 40 tem grandes características do número 4, só que potencializadas.

Vejamos !

4 é um dos números sagrados dos pitagóricos e também é reconhecido por eles como a linha reta.

Logo, a teoria da linha reta dos pitagóricos também se aplica à personalidade do número, então, o número 40, ou sua redução 4, tem a energia equilibrada e realista. O número zero que sucede o 4 lhe dÔ mais potência e força para manifestar essa sua vibração, tanto que pessoas que possuem a regência desse número são pessoas dignas de confiança, extrema atenção e senso de justiça.

São conservadoras e organizadas, possuem uma certa aversão ao poder em geral, ou seja, costumam contrariar o poder e defender os oprimidos e fracos.

Este número representa a Terra, e toda a realização do plano material. Ele é simbolizado pela pedra cúbica, representa os 4 elementos e as 4 estações do ano, as 4 letras do nome de Deus (IHVH) e os 4 elementos do homem (corpo, mente, alma, espírito).

Assim sendo, falando em plano material, o quatro representa toda a nossa realidade material, com 4 quatros (4444) usados nas diferentes operações matemÔticas, podemos resultar qualquer número existente de zero a mil. Exemplo: 44-44=0, 44:44=1, (4:4)+(4:4)=2, (4+4+4):4=3; e assim sucessivamente.


Basta usar a criatividade e comprovar que tudo e todos os números podem ser gerados através do 4 !!


NO CABALISMO.


O número 40 denota também grande significado cabalístico, isso se deve ao fato de o número 40 aparecer repetidas vezes durante as Escrituras Sagradas (Bíblia).


Apenas como exemplo, podemos ver o caso dos 40 anos de Êxodo do povo hebreu no deserto, 40 dias e noites de duração do dilúvio, 40 dias que Moisés ficou sobre o Monte, 40 dias do jejum de Jesus Cristo, 40 chibatadas que Cristo levou, entre outras coisas.

Então o 40 sempre foi a medida da marca de um grande acontecimento e situação, que precedeu também outro grande acontecimento e transformação.

Dessa forma, o que pode ser claramente observado Ć© que isso pode ser muito bem marcado porque 40 dias após a crucificação, Jesus Cristo subiu aos cĆ©us, que neste caso demonstram ā€œ40 dias de morteā€ e depois a ā€œglória e vida eternaā€. Temos tambĆ©m a tĆ£o conhecida quaresma, que Ć© um perĆ­odo de, em mĆ©dia, 40 dias. Assim, a quaresma vai do perĆ­odo marcado pela quarta-feira de cinzas atĆ© o domingo de ramos, pela tradição cristĆ£.


E outro período de 40 dias também conhecido por nós é a quarentena, que se aplica para conter doenças e epidemias.

O número 40 é mesmo repleto de significados, tando em questões espirituais, como em relaçao as energias que os algarismos emanam.


E Moisés esteve na montanha quarenta dias e quarenta noites simboliza instrução completa e influência total. Isso pode ser visto no simbolismo de quarenta como plenitude. Quarenta simboliza plenitude porque quatro significa o que é cheio ou completo. ( Segredos do Céu §9437)

Se você observar as referências bíblicas aos números quatro e particularmente quarenta , elas geralmente contêm um elemento de luta - por exemplo, o dilúvio do qual Noé escapou construindo uma arca durou quarenta dias e quarenta noites.



ORIGEM E HISTƓRIA DOS NUMEROS.


Sabemos que os gregos usavam letras do seu alfabeto, derivado do alfabeto fenício [o sistema romano é mais recente, baseado no alfabeto latino e hoje, usamos os números indo-arÔbico], para representar números.

Mas os gregos nĆ£o foram os Ćŗnicos a utilizar letras para representar sons e tambĆ©m nĆŗmeros – os nĆŗmeros-letras. Na verdade, entre os estudiosos que pesquisam a origem dos nĆŗmeros ainda paira uma grande dĆŗvida, jĆ” que um outro povo, os hebreus, tambĆ©m utilizava letras para simbolizar valores na mesma Ć©poca que os gregos. A questĆ£o Ć©: quem usou primeiro a numeração alfabĆ©tica, gregos ou hebreus? Mas, isto realmente importa?

Tanto a forma de escrever grega, quanto a hebraica, foram influenciadas pela escrita fenícia. E isso explica a semelhança que existe entre as duas formas de escrita e, portanto, entre as duas formas de nomear os números.

Os hebreus povoaram a região do Oriente Médio no segundo milênio antes da era comum e de descendência dos povos de língua semitas. Eles usavam a escrita e a numeração para feitos importantes naquela cultura, como por exemplo indicar datas do calendÔrio israelita / judaita e principalmente em censos demogrÔficos ou números de homens de seus exércitos e batalhas.

Na numeração hebraica, são utilizadas vinte e duas letras do alfabeto hebraico, colocadas na ordem de acordo com o alfabeto fenício do qual elas derivam. Assim sendo, as nove primeiras letras (de Aleph a Tet) referem-se aos nove primeiros números; as nove letras seguintes (de Yod a Tsadé) são associadas às nove dezenas e as quatro últimas letras (de Qof a Tav) representam as quatro primeiras centenas, como mostra o quadro abaixo:

Os hebreus escreviam e liam da direita para esquerda. Para indicar que o símbolo escrito referia-se a um número e não a uma letra propriamente, eles colocavam um pequeno acento [apóstrofe] à esquerda do número.

Veja como seriam escritos em hebraico os nĆŗmeros 1, 30 e 80:





Quando para representar um número eles precisavam escrever mais de uma letra, dobravam o apóstrofe, que passava a ser colocado entre as duas últimas letras à esquerda. Veja alguns exemplos:






Tudo bem atĆ© a quarta centena… Mas e depois, como representar nĆŗmeros maiores que isso? Para resolver este problema os hebreus criaram uma regra: eles combinam (somam) a letra Tav, que representa 400, a outras letras de outras centenas, somando o valor desejado. Observe alguns exemplos:



AlĆ©m desta, existe uma outra regra que diz respeito Ć  representação dos milhares: se vocĆŖ olhar para um nĆŗmero hebraico e observar dois pontos em cima dele, em sua leitura deve multiplicĆ”-lo por mil. Ɖ assim que os hebreus – mais recentes – faziam para indicar os milhares em um nĆŗmero.


No entanto, esta ā€˜regra’ foi inexistente por muitos sĆ©culos e sendo assim, os nĆŗmeros bĆ­blicos representando ā€œmilharesā€ā€™ tornaram-se absurdos… Imagine uma batalha onde um exĆ©rcito – no campo de batalha, cf. Js 20:2, 17; II Cr 13:3 – teria 400 mil soldados!. ImpossĆ­vel!!! Sem falar na impossibilidade da ação da intendĆŖncia (trajes, armamentos, treinamento, alimentação, Ć”gua, acomodação, etc) de um exĆ©rcito extremamente numeroso como este. Portanto, estes nĆŗmeros irreais, eram apenas uma forma do ā€˜escritor’ dizer [ou por nĆ£o ter ā€˜recursos’ linguĆ­stico] que o exĆ©rcito ou o nĆŗmero de mortos, era extremamente grande! E, alĆ©m disto, temos uma outra possibilidade de chegarmos Ć  estes nĆŗmeros astronĆ“micos: o desgaste natural ou mesmo ā€˜acidentes’ que possam ter ocorrido na formatação de tais nĆŗmeros (muitas vezes, como distinguir uma apóstrofe ou pontos sobre letras, em textos tĆ£o antigos?)


NUMEROS SIMBƓLICOS NA BIBLIA


A linguagem da Bíblia utiliza muitos recursos simbólicos (símbolos de uma realidade).


São frases que não devem ser tomadas ao pé da letra, mas nem por isso deixam de expressar a verdade, revestida de uma roupagem especial. AliÔs, a linguagem simbólica traz verdades até mais profundas. Se contamos algo exatamente como aconteceu, nosso relato se limita ao momento em que o fato ocorreu. Se usamos linguagem simbólica, o significado se amplia porque aí pode ser aplicado a situações de outros tempos e lugares, é uma reflexão sobre o significado da vida em todos os tempos.

Isso vale para a maneira de contar a história do povo, muitas vezes exagerando na descrição dos fatos para comunicar que o que estĆ” sendo narrado foi muito mais importante na formação da identidade do povo do que poderia parecer. Nós tambĆ©m usamos exageros para comunicar sentimentos. Cantamos no hino nacional: Ouviram do Ipiranga as margens plĆ”cidas de um povo heroico o brado retumbante…. E margem de rio nĆ£o tem ouvido nem havia um povo em volta de D. Kafos quando ele proclamou a independĆŖncia (mas hoje queremos que o povo se sinta motivado a defender a liberdade e seus direitos).

Se estamos irritados porque alguĆ©m nĆ£o segue orientaƧƵes nossas que julgamos importantes podemos dizer: _JĆ” te disse mil vezes para nĆ£o fazer isso! E Ć© claro que o nĆŗmero 1000 aĆ­ nĆ£o diz exatamente quantas vezes falamos sobre esse assunto…


Na BĆ­blia comeƧamos a estranhar os nĆŗmeros quando vemos as idades dos patriarcas e figuras emblemĆ”ticas, com gente vivendo mais de novecentos anos nos primeiros capĆ­tulos de GĆŖnesis. NĆ£o precisamos brigar com antropólogos que dizem que seria impossĆ­vel um ser humano viver tanto… As idades avanƧadas vĆ£o diminuindo Ć  medida que a história avanƧa, porque esses nĆŗmeros sĆ£o um jeito de dizer que o pecado foi crescendo e se espalhando na humanidade e prejudicando a qualidade da vida. Mas este fato Ć© perfeitamente explicado: No Ɖden, o casal tinha Ć  sua disposição a Ɓrvore da Vida, da qual foram expulso da sua presenƧa, após o pecado. Gn 3:24. Por isto, devido ao efeito residual decrescente, do fruto da Ɓrvore, a vida do ser humano (inicialmente com a imortalidade condicionada ao nĆ£o pecar), foi diminuĆ­do drasticamente ao pondo do poeta dizer que viver mais que 70 anos, Ć© enfado. Sl 90:10.


No judaísmo, pós exílio, existe dentro da Cabala (o livro de misticismo dos judaicos), uma sessão que estuda os números e seu sentidos simbólicos, a Gematria.

OS NUMEROS E SEUS SIGNIFICADOS


1 (um) – Denota a unicidade absoluta: Tudo comeƧa Nele. NinguĆ©m O precede; desse modo, o numero um representa o UL’HIM (Criador Eterno, o PAI/ABI) absoluto. Para Ele, tudo Ć© um: hĆ” um só UL’HIM (I Tm 2:5; I Co 8:4up). A BĆ­blia declara a Posqayao como o inĆ­cio dos meses (Ex 12:2). Primeiro, porque foi o tempo em que Ele veio para libertar o Seu povo do Egito. Todo primogĆŖnito era santo a YAOHUH (Ex 22:29). TambĆ©m era Sua, toda primeira colheita e todo o primeiro fruto…

YAOHUH Ć© Um (Dt 6:4; Zc 14:9).

2 (dois) – Simboliza testemunha e apoio: O dois tem um significado semelhante ao oito. A Palavra do Criador diz, na Primeira EpĆ­stola aos CorĆ­ntios, que Ele Ć© o segundo homem (I Co 15:47). Na EpĆ­stola aos Romanos, Ele Ć© o segundo Adan. Sua obra [salvĆ­tica] possui dois estĆ”gios: encarnação e glorificação. O sacrifico pelo pecado, em Lv 5:7, tinha duas pombas, mostrando os dois aspectos da salvação. Em Lv 16 (Yom Kipur) temos dois bodes, representando a cruz: Julgado dentro da cidade (o primeiro bode) e morto fora dela (o segundo, azazel). O nĆŗmero dois tambĆ©m fala de comunhĆ£o, adição e ajuda (Ec 4:9-12). Yaohu’shua veio para ter comunhĆ£o com o homem, trouxe YAOHUH para dentro do homem e levou o homem para dentro d’Eles; ou melhor, preparou o ser humano para ser habitado por Eles – Jo 14:21,23.

Dois tambĆ©m Ć© o nĆŗmero do testemunho: n a BĆ­blia, todo testemunho precisa de, no mĆ­nimo, duas pessoas. Os discĆ­pulos foram enviados aos pares (Mt 10), porque o testemunho duplo Ć© fiel e verdadeiro (Dt 17:6; 19:15; Mt 18:16; II Co 13:1; I Tm 5:19). Dois Ć© o testemunho de Cristo. A bĆ­blia fala que os pĆ£es que ficavam no Lugar Santo eram dois, o que aponta para o testemunho. Durante a Grande Tribulação haverĆ” duas testemunhas – o Velho e o Novo Testamento (Jo 11:8); pois, se nĆ£o aceitarem ao ā€˜Novo’, (Yaohu’shua), nĆ£o serĆ£o salvos – que irĆ£o pregar em Yashua’oleym (Ap 11:3). Apocalipse nos mostra que um dos nomes de Yaohu’shua Ć© a Testemunha Fiel e Verdadeira (Ap1:5 e 19:13). No entanto, dependendo do contexto, o nĆŗmero dois tambĆ©m pode significar divisĆ£o e contraste. Assim…

Havia duas grandes luzes, na criação (Gn 1:16). Dois querubins guardavam a Arca da Aliança (Ex 25:22). Duas testemunhas estabelecem a verdade (Mt 26:60). Os discípulos foram enviados dois a dois (Lc 10: 1).

Ɖ o par perfeito. Dos animais puros Nok levou para a arca sempre pares (Gn 7:2); totalizando sete pares. Ɖ o dobro e pode significar de sobra, como em Is 40:2; 61:7; Ap 18:6. Ec 4: 9 – O trabalho realizado por dois Ć© sempre mais proveitoso.

3 (trĆŖs) – Ɖ usado para reforƧar ou dar ĆŖnfase a uma expressĆ£o. Assim, quando se quer dizer que YAOHUH Ć© Santo, repete-se trĆŖs vezes: YAOHUH Ć© Santo, Santo, Santo (Is 6:3; Ap 4:8). UL (o Verbo) abenƧoa trĆŖs vezes (Nm 6:24-26). TrĆŖs sĆ£o os mensageiros que anunciam o nascimento de Yatzkh’aq (Gn 18:1). Ɖ o nĆŗmero da plenitude (Ap 21:13) e da santidade (Ap 4:8). Satan se aproveitou disto e disseminou a doutrina pagĆ£ da trindade, apontando este nĆŗmero para a unidade (3 em 1) desta ā€˜trindade’ e usando fartamente este nĆŗmero para ā€˜mostrar’ esta triunidade; inclusive adulterando as Escrituras para isto (Mt 28:19; I Jo 5:7-8)

Portanto, dizer que algo aconteceu 3 vezes Ć© confirmar o efeito do fato. Kafos negou Yaohu’shua 3 vezes, isto Ć©, negou de verdade, pra valer! E depois da ressurreição afirma 3 vezes que ama Yaohu’shua, ou seja: retomou de verdade a posição de seguidor do Mestre amado. Yaohu’shua ressuscita no terceiro dia, um jeito de dizer que sua morte foi um fato indiscutĆ­vel (Mt 12:39-40).

4 (quatro) – O quatro Ć© o nĆŗmero da criação. SĆ£o quatro os elementos: terra, ar, Ć”gua e fogo. Ap 7:1 mostra que sĆ£o quatro os ventos da terra. Isso nĆ£o significa que na Terra existam ā€˜quatro ventos’, mas que eles sopram sobre toda a criação. SĆ£o quatro as estaƧƵes do ano e tambĆ©m os pontos cardeais: norte, sul, leste, oeste [quatro cantos da Terra; nĆ£o significando com isto que a Terra seja plana ou quadrada]; a Cidade Ć© quadrangular (Ap 21:16). Quatro Seres vivos (Ap 4:6; 7:1; 20:8). SĆ£o quatro os impĆ©rios mundiais mencionados no Livro de Dayan’ul, cap. dois (na tentativa de se estabelecer o 5Āŗ impĆ©rio – o do anticristo, o Messias vem e destrói este intento e Se estabelece sobre toda a Terra; vs. 34, 35, 40, 44). Os quatro evangelhos narram a história de Yaohu’shua [UL/Criador, o Verbo que Se fez carne – Jo 1:1-3, 14; Hb 1:1-2; Cl 1:15-20] vivendo nesse mundo, lidando/restaurando a Sua criação pecaminosa. Na parĆ”bola do semeador, sĆ£o quatro os tipos de solo do coração, mostrando que abrange toda a criação divina. O julgamento do mundo tem quatro aspectos em Apocalipse: a guerra, a fome, a doenƧa e o terremoto. Por isso o nĆŗmero quatro na BĆ­blia, aponta para a criação (no quarto dia, o Criador termina o preparo da Terra para a Vida). Portanto, Ć© o nĆŗmero da totalidade: um sinal de plenitude…

40 (quarenta) – NĆŗmero que indica um tempo necessĆ”rio de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilĆŗvio (Gn 7:4, 12); 40 dias e 40 noites Mehu’shua passa no Monte (Ex 24:18; 34:26; Dt 9:9-11; 10:10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14:33; 32:13; Dt 8:2; 29:4, etc); Yaohu’shua jejuou 40 dias antes de comeƧar seu ministĆ©rio (Mt 4:2; Mc 1:12; Lc 4:2); a ascensĆ£o de Yaohu’shua acontece 40 dias depois da Ressurreição (At 1:3). Quando alguĆ©m errava era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25:3) e Sha’ul tambĆ©m recebeu cinco vezes as 40 chicotadas, menos uma (II Co 11:24).

400 (quatrocentos) – Os Yaoshorul’itas estiveram no Egito por 400 anos, sendo que destes, 240 anos (3 x 4 x 10 = intensificação), como escravos pelos faraós egĆ­pcios.

5 (cinco) – O nĆŗmero cinco significa responsabilidade diante do Criador. Na parĆ”bola das virgens, tem-se dois grupos: cincos nĆ©scias e cinco prudentes (Mt 25:2). Isso porque cinco significa comprometimento. Ɖ o nĆŗmero de dedos da nossa mĆ£o indicando que temos compromisso com os nossos atos. Nossas mĆ£os simbolizam nossas obras. O primeiro bloco da BĆ­blia (a Lei) tĆŖm 5 livros, o Pentateuco. A consagração de Aharon e a purificação do leproso tinham cinco unƧƵes que eram aplicadas em cinco partes do corpo, mostrando que somos responsĆ”veis pela unção recebida. O Criador multiplicou cinco pĆ£es para alimentar cinco mil pessoas e Dao’ud usou cinco pedras para vencer Golias (I Sm 17:40). Sabemos que o quinto reino mencionado em Dayan’ul, serĆ” o reino de Cristo que vem sobre a Terra, destruĆ­do o intento do anti’cristo e para entrar nele, temos que ter compromisso. Em LevĆ­tico temos cinco ofertas que falam das obrigaƧƵes de o homem se apresentar diante de YAOHUH. Dessa forma, o nĆŗmero cinco simboliza responsabilidade diante do Pai e no Apocalipse pode ser negativo. Ap 9:5, 10.

6 (seis) – NĆŗmero imperfeito, nĆ£o chegou Ć  perfeição, que Ć© o nĆŗmero 7. No Apocalipse (13:18) Ć© repetido trĆŖs vezes, por isso o nĆŗmero da besta Ć© 666. Imperfeição total! Golias tinha irmĆ£os com seis dedos nas mĆ£os e pĆ©s (II Sm 21:20). Golias tinha seis dedos nas mĆ£os, seis dedos nos pĆ©s e seis cĆ“vados de altura. Tudo em Golias era seis, porque fala do homem como inimigo do (I Sm 17.4-7). TambĆ©m Ć© o nĆŗmero de ha’satan (Dn 3:1, Ap 13:18). Portanto, Ć© tambĆ©m o nĆŗmero do homem caĆ­do; em rebeliĆ£o contra YAOHUH e unido com o diabo, vivendo sem o Criador, no mundo. O homem foi criado no sexto dia e pode trabalhar seis dias por semana (Ex 23:12). Ɖ o Ć”pice do humanismo e da sua independĆŖncia de UL’HIM. No Velho Testamento, um escravo só podia ser escravo por seis anos; no sĆ©timo, ele tinha que sair livre. Segundo a cronologia bĆ­blica, a história do homem na Terra tem seis mil anos de Adan atĆ© hoje. Entendemos que o sĆ©timo serĆ” o milĆŖnio, terreal. O sexto selo fala da ira do Cordeiro sobre a humanidade.


666 (seiscentos e sessenta e seis) – O nĆŗmero do anticristo Ć© 666, isto Ć©, trĆŖs vezes seis. Lembra-se que o trĆŖs significa completude, portanto 666 simboliza o homem em teimosia total tentando ser como UL (egoĆ­smo) – Ez 28:12-19 (Is 14:12-15) mostra a queda de satan, neste mesmo intento.

O salĆ”rio de SalomĆ£o (o idólatra que recebeu a Sabedoria, mas se perdeu – só reconheceu o seu erro, no fim de sua vida) era de 666 talentos de ouro, anual… I Rs 10:14. E, a estĆ”tua de ouro de Nebuchadnezar era de 6 cĆ“vados por 66; isto Ć©, 666. Dn 3:1-2. Assim, 666 aponta para o anticristo por ser ele o ā€˜avesso’ da perfeição (YAOHUH). O anticristo se levantarĆ” contra tudo que se chama divino.

Ele Ć© a consumação de Bavel. No dias do Apocalipse, era Nero, o anticristo [veja abaixo]; desde entĆ£o, sempre houve anticristos e sendo assim, sempre pudemos identifica-los ’calculado o seu nome – Ap13:18. Portanto, Ć© o homem vivendo independente do ETERNO (Nova Era), dizendo: nĆ£o precisamos de ti, nĆ£o queremos nos sujeitar a ninguĆ©m, nem adorar a ninguĆ©m, nĆ£o queremos nos dobrar diante de ninguĆ©m. O anticristo Ć© o Ć”pice do humanismo. Cada vez mais ouvimos a mensagem de que o homem Ć© o centro de tudo, de que o homem Ć© capaz de tudo, de que ele, homem, Ć© o seu próprio ā€˜deus’; afirmando sempre: ā€˜deus’ estĆ” em todo lugar e em todas as ā€˜igrejas’ – ponto para satan!

OBS: Em Ap 13:18, o famoso nĆŗmero da ā€œbesta do Apocalipseā€ Ć© 666, que provĆ©m da soma das consoantes hebraicas (n + w + r + n + r + s + q) de KAISAR NERON: Imperador Nero, o grande perseguidor dos cristĆ£os (100 + 60 + 200 + 50 + 200 + 6 + 50 = 666).

Hoje poderĆ­amos fazer o mesmo com o nome de Bush (o inimigo nĀŗ 1 para os pentecostais paranoicos). Pois, o nome completo dele Ć©: George (6 letras) + Walker (6 letras) + Bush Jr (6 letras), ou seja: 666! Mas hĆ” outras formas de se calcular este 666, usando os nĆŗmeros romanos representados por cada letra, a exemplo do nome da falsa profetiza dos adventistas:


ELLEN GOULD WHITE = 666

A menos que alguĆ©m prove ao contrĆ”rio, nĆ£o hĆ” nenhuma lógica forƧada ou cĆ”lculo errado. *Note que o ā€œUā€ no latim representa ao ā€œVā€. O ā€œWā€ nas lĆ­nguas anglo-saxĆ“nias Ć© conhecido por ā€œdoblevĆŖā€ devido Ć  sua fonĆ©tica.E, Ć© por isto que o Messias lhes dĆ” a Operação do Erro (II Ts 2:11).


Também, na frase paganizada ou usando o falso Nome do Messias: JESUS CRISTO FILHO DE DEUS em Latim (o mesmo que fazem com o título papal), que é a língua de origem do Império Romano, criador da besta através da doutrina pagã da trindade. Ao tomarmos os valores em algarismos romanos das letras correspondentes, encontramos o número 666, que é o número da besta. Ex:


I E S V S C R I S T V S F I L I I D E I

1 + 5 + 100 + 1 + 5 + 1+50+2 + 500 + 1 = 666


7 (sete) – Ɖ a soma de 4 + 3. Por isso Ć© o nĆŗmero perfeito, indica o mĆ”ximo da perfeição (Nm 23:4; Mt 15:36); grande quantidade (Is 30:26; Pr 24:16; Mt 18:21); totalidade (Ap 1:4); indica sĆ©ries completas como no Apocalipse: 7 Cartas (Ap 2-3); 7 Selos (Ap 6:1-17); 7 cabeƧas (Ap 12:3). O Cordeiro imolado recebe 7 dons (Ap 5:12). Sete Reis papais (Ap 17:9, 10); etc.

DaĆ­, a partir do nĆŗmero sete, todos os nĆŗmeros sĆ£o uma composição dos seis anteriores. Tudo que fala da ação divina no tempo e no meio da sua criação Ć© sete. Por isso o sĆ©timo dia, o shabbos, foi santificado (Gn 2.1-3), após a Criação. Kanosh, o sĆ©timo depois de Adan, foi selado, ainda em vida (Gn 5:24 cf. Hb 11:5, 13). Depois que Nok entrou na arca, houve ainda sete dias de tolerĆ¢ncia, de graƧa (Gn 7:4). Ya’kof serviu a Laban por sete anos. No Egito, houve sete anos de abundĆ¢ncia e sete anos de fome. O candelabro tem sete lĆ¢mpadas, uma para cada dia da Criação. O sangue tinha que ser aspergido sete vezes significando a redenção perfeita. O shabbos Ć© o sĆ©timo dia da Criação, simbolizando o perfeito descanso que Criador nos oferece, nEle (Hb 4:11). Durante a festa dos PĆ£es asmos, havia uma oferta de holocausto feita por sete dias, simbolizando a perfeita consagração. A festa dos tabernĆ”culos durava sete dias, simbolizando a perfeita glória. A luta contra Yarich’o foi feita com sete sacerdotes, usando sete trombetas, marchando por sete dias, simbolizando perfeita vitória. Naaman mergulhou sete vezes no rio Yardayan, entendido como perfeita purificação, Yah’ov teve sete filhas depois da sua tribulação, simbolizando a perfeita benção. Yaohu’shua falou sete palavras na cruz. Havia sete diĆ”conos na Igreja primitiva. SĆ£o sete as parĆ”bolas do reino em Matt’yaohuh 13. SĆ£o sete as festas perpetuas (Lv 23) e tambĆ©m sete as oholyais em Apocalipse. Nele, existem muitos grupos de sete: sĆ£o sete espĆ­ritos (estados) do ETERNO, sete candelabros, sete lĆ¢mpadas, sete chifres, sete olhos, sete trombetas, sete pragas e sete taƧas. Ao todo, em Apocalipse, o sete Ć© mencionado cinquenta e seis vezes, portanto compreender o significado desse nĆŗmero Ć© muito importante para o entendimento deste livro.

Por isto tudo, o sĆ”bado Ć© o sĆ©timo dia; Yaohu’shua fez a Criação em 7 dias [VocĆŖ nĆ£o acredita que tenha sido Ele, o Verbo que se fez carne, que nos criou? VocĆŖ nĆ£o vĆŖ o nosso Criador e Redentor, desde as primeiras pĆ”ginas do VT? E nĆ£o estamos falando da ā€œtrindadeā€ – um paganismo – mas sim de pessoas distintas. Jo 1:18 (I Co 10:1-4; I Co 8:5-6)]; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias (penta – 50) depois da Posqayao. Cada sĆ©timo ano Ć© sabĆ”tico (descanso para a terra e libertação dos oprimidos – Lv 25) e depois de 7 vezes 7 anos (no 50Āŗ ano) vem o Jubileu. NĆ£o se deve perdoar 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mt 18:22).

Ɖ importante ver que no Apocalipse aparece a metade de 7, isto Ć© 3,5 (Ap 11:9). ƀs vezes se diz: um tempo, dois tempos, meio tempo (Ap 12:14; Dn 7:25), isto Ć© trĆŖs anos e meio. TambĆ©m pode ser 42 meses (Ap 11:2), Ć© igual a 1.260 dias (Ap 12:6), isto Ć©, sempre a metade de 7. Ɖ a duração limitada das perseguiƧƵes. Ɖ o tempo controlado por YAOHUH e foi na metade da Ćŗltima semana de Dn 9:25-27 (o ministĆ©rio carnal do Messias) que ocorreu a cruz… Veja a observação, abaixo:

Obs: A marech, ou seja, as 2.300 tardes… Dn 8:14. Estas 2.300 tardes cumpre-se dentro da Ćŗltima semana: Uma semana Ć© igual a 2.520 dias; nos primeiros 6 meses [180 dias], o Imersor, preparou o Caminho. O Messias, após a sua imersĆ£o, foi ao deserto por 40 dias. 180 +40 = 220 dias em que o Messias nĆ£o pregou… 2.520-220 = 2.300 tardes e manhĆ£s…

OBS: 70 (setenta) – Mt 18:22; Lc 10:1; Apontando para as Setenta Semanas de Dayan’ul. Os pentecostais, sem nenhuma base bĆ­blica, destaca a Ćŗltima semana das demais e a coloca para o futuro (para isto, deturpam a passagem dizendo que o PRINCIPE alĆ­ nĆ£o Ć© o Messias, mas sim o imperador romano) para impor a sua doutrina de um governo do anticristo (a Pedra de Dn 2 vem e destrói este intento; portanto, o anticristo nĆ£o governarĆ” nem por um Ćŗnico segundo) e do seu antibĆ­blico arrebatamento cujo objetivo Ć© nĆ£o permitir que a ā€œigrejaā€ esteja presente durante este pretenso governo [a Grande Tribulação], ignorando, por exemplo, Mt 24:29-31.

OBS: 70 x 7 (setenta vezes sete) – Foi dado um perĆ­odo de 490 anos para que os judaicos mudassem o seu proceder para com o ETERNO… Este tempo inicia-se pela reconstrução de Yah’shua-oleym (49 anos com dificuldades – Ed & Ne). Depois segue pelo perĆ­odo intertestamentĆ”rio (+ 434 anos). Isto nos leva Ć  Ćŗltima semana que se inicia com a imersĆ£o de Yaohu’shua hol’Mehushkyah. No meio desta semana, o Messias Ć© morto e assim os sacrifĆ­cios perdem a razĆ£o de ser (Mt 27:51; Hb 7:27). Segue o resto da semana, onde os judaicos selaram a vida da nação, com o sacrifĆ­cio de Esteban (At 6/7)… E, a profecia acaba por apontar o fim destas coisas com a Volta de Yaohu’shua!

Jogo de números 10 x 7: Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos (Nm 11,16-17.24-25). O exílio na BabilÓnia é interpretado como a duração de 70 anos (Jr 25,11; 29,10; 27,7; 2Cr 36,21; Dn 9). A tradução da Bíblia hebraica para o grego foi feita por 70 escribas e por isso recebeu o nome de LXX ou Septuaginta.

OBS: 777 (setecentos e setenta e setenta) – Gn5:28-31 Lameque tinha 182 anos quando lhe nasceu um filho, a que chamou Nokh porque, disse ele: Este hĆ” de trazer-nos descanso para o duro trabalho da terra que o Criador amaldiƧoou. Lameque viveu mais 595 anos e teve mais filhos e filhas. Ao todo foram 777 os anos de vida que teve, e morreu [morreu durante a construção da Arca, pouco anos antes do dilĆŗvio]. Este nĆŗmero indica a perfeição mĆ”xima do Criador, contrapondo-se ao 666.

8 (oito) – Ɖ sete mais um, Ć© como que o transbordamento. O nĆŗmero oito significa ressurreição ou novo comeƧo. Na verdade, a ressurreição Ć© um novo comeƧo. Ɖ alguĆ©m que morreu, ressuscitou e estĆ” tendo um novo comeƧo.. A BĆ­blia fala que oito pessoas saĆ­ram da arca, simbolizando ressurreição, porque passaram pela morte no dilĆŗvio e saĆ­ram para uma nova vida. A circuncisĆ£o ocorria no oitavo dia, porque circuncidar significa cortar a carne, daĆ­ ter que ser ao oitavo dia para simbolizar o recomeƧo. Dao’ud era o oitavo filho. O leproso era purificado no oitavo dia. As primĆ­cias eram trazidas no oitavo dia. O sacerdote trabalhava no oitavo dia da consagração. As bem-aventuranƧas em Matt’yaohuh sĆ£o sete mais uma. A transfiguração se deu no oitavo dia para mostrar que depois da ressurreição [ou na volta do Messias] nós seremos glorificados (Lc 9:28-36; Cf. I Co 15:50-53).

Muitos ā€œcrentes paganizadosā€ CRIARAM uma semana de 8 dias, capenga, ao afirmar que o domingo nĆ£o Ć© o primeiro dia; mas sim o oitavo, o dia do recomeƧo, da nova criação. Por isso, para estes pagĆ£os adoradores do sol (Ez 8:13, 16) o domingo Ć© o dia de descanso, afrontando o Criador e a Sua Lei [Ex 20:8-11 cf. Mt 5:17-19] ao afirmar – como todo o mundo cristĆ£o que nĆ£o lĆŖ com atenção, as Escrituras e assim, aceitam as ā€œinterpretaƧƵes dos teólogosā€ mal intencionados – que Ć© o dia da ressurreição. Estude com profundidade e fique sabendo que o Messias nĆ£o morreu em uma sexta-feira e ressuscitou no domingo… Mas sim, morreu em uma quarta-feira e ressuscitou em um sĆ”bado; cumprindo literalmente Mt 12:39-40 (sem esta de ā€˜dias inclusivos, criado pelos teólogos pagĆ£os ). No fim deste estudo, tem um link para vocĆŖ ficar conhecendo – biblicamente – o Verdadeiro dia da Ressurreição.

9 (nove) – O nĆŗmero nove nĆ£o aparece em Apocalipse. Ele tem dois significados: pode significar ingratidĆ£o, pois foram nove os leprosos que nĆ£o voltaram para agradecer (Lc 17.11-19). Ou pode significar uma obra humana incompleta: pois o nove Ć© a combinação de quatro mais cinco, ou seja, a criação mais a responsabilidade.

TambĆ©m pode estar ligado Ć  produção de frutos. Yaohu’shua disse que ā€œse o grĆ£o de trigo, caindo na terra, nĆ£o morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito frutoā€ (Jo 12:24).

Os fruto do Espírito (Yaohushua) apresentado em Gl 5:22-23, estÔ assim dividido: três são interiores, três são exteriores e três são teocêntricos. HÔ nove dons do Espírito em I Co12, referindo-se a poder e ao carÔter conforme, Gl 5:22-23.

Em Gn 9:9 temos um pacto: ā€œE eis que estabeleƧo a minha alianƧa convosco e com a vossa descendĆŖncia, depois de vósā€. Este pacto foi feito com Nok e os seus trĆŖs filhos. Mais tarde, UL fez outro pacto com Abrul’han, quando este contava noventa e nove anos (Gn17:1Ć 1+7+1=9). Ora, Ć© dito que Abrul’han jĆ” era ā€œamortecidoā€ por causa da idade, mas mesmo assim ele produziu fruto.

Lemos sobre as novecentas carruagens de ferro em Jz-4:3. O leito de Ogue, rei de Basan tinha nove cÓvados de comprimento (Dt 3:11). Na era dos patriarcas esse número era muito importante. Em Gn 5, encontramos o número novecentos, sete vezes, em um só capítulo.

Lembramo-nos aqui das noventa e nove ovelhas obedientes e de uma que se extraviou. Yashua’oleym foi destruĆ­da no nono mĆŖs (Jr 52:4-6) O Rolo da Lei foi destruĆ­do em Jr 36:23, no nono mĆŖs. Nove Ć© o perĆ­odo de gestação para que as mulheres produzam fruto. A visĆ£o de Kafos aconteceu na hora nona (At 10:9-17).

JĆ”, os pagĆ£os trinitarianos enxergam este nĆŗmero como sendo o triplo de trĆŖs…

10 (dez) – Mesmo nĆ£o sendo Ć­mpar, o nĆŗmero 10 (dez) entrou na lista dos nĆŗmeros perfeitos. Ele expressa o completo, a inteireza, o todo. Ɖ considerado o nĆŗmero da perfeição humana. Com o 10 (a soma de dois nĆŗmeros perfeitos: 3 + 7 = 10), expressamos a admiração e reconhecimento que temos por alguĆ©m: Ele Ć© 10! Na maioria das escolas a avaliação Ć© por conceito numĆ©rico. Quem obtĆ©m nota 10, consegue o mĆ”ximo. Indica grande quantidade (Gn 31:7) ou Ć© simplesmente um nĆŗmero redondo (Mt 25:1). Indica tambĆ©m listas completas. Pelos dez dedos das mĆ£os Ć© fĆ”cil lembrar a lista. Indica um tempo limitado; curta duração (Dn 1:12.14; Ap 2:10). Dez sĆ£o os mandamentos. Dez eram as virgens e dez foram as pragas no Egito. Os discĆ­pulos oraram dez dias. Eram dez os servos em Lc 19:13. Pode indicar tambĆ©m imperfeição: a besta só tem 10 chifres (Ap 12,3). Na FranƧa iluminista, foi criada a semana de 10 dias para renegar qualquer vinculo espiritual com a semana da Criação… Esta semana (1793) durou apenas 3,5 anos (metade de sete)!

12 (doze) – Ɖ o resultado de 4 x 3, isto Ć©, um nĆŗmero bem completo. Ɖ o nĆŗmero que representa o povo, que comeƧou com 12 tribos. Yaohu’shua, ao escolher 12 apóstolos quer dizer que estĆ” formando um novo povo. Quando no Apocalipse se diz que sĆ£o 144.000 os marcados como servos de YAOHUH nĆ£o precisamos ficar achando que agora nĆ£o hĆ” mais vaga para nós, entre os eleitos. Veja, 144 000 = 12 (representa o povo de yaoshorul’ita, isto Ć©, os judaicos) x 12 (representando todos os povos, nós) x 1000 ( uma grande multidĆ£o). Nesse simbolismo hĆ” espaƧo para todos, em todos os tempos. Quando Yaohu’shua multiplica os pĆ£es, sobram 12 cestas (se multiplicarmos nossas ofertas* aos que tĆŖm fome haverĆ” comida para todo o povo). Isto confirma que Ć© o nĆŗmero da escolha [12 tribos no AT; 12 Apóstolos no NT]; 12 legiƵes de anjos (Mt 26:53). Os anciĆ£os sĆ£o 24, isto Ć©: 2 x 12 (Ap 4:4). Por isto, os que serĆ£o salvos (Ap 7:4) serĆ£o 144.000, isto Ć© 12 x 12 x 1000! Ɖ o nĆŗmero da totalidade (Ap 21:12-14).

O nĆŗmero doze possui basicamente o mesmo significado do sete, todavia se diferencia dele porque o sete Ć© a perfeição da ação do Criador na história do homem, no tempo; enquanto o doze Ć© a perfeição de Sua ação para a eternidade. Por isso, tudo o que Ć© eterno, em Apocalipse, Ć© doze; mas tudo o que tem fim Ć© sete (sete Ćŗltimas Pragas sobre os Ć­mpios, em Ap 16). Sete Ć© trĆŖs mais quatro, mas o doze Ć© trĆŖs vezes quatro. Os sete selos e as sete trombetas sĆ£o uma ação completa do Criador (Yaohu’shua); no entanto, só por um tempo, enquanto aquilo que Ć© doze Ć© eterno. A BĆ­blia fala que sĆ£o doze meses, doze discĆ­pulos, doze portas de Yashua’oleym, doze pedras preciosas no peito e nos ombros do sumo sacerdote, doze pĆ£es e doze espias. Yaohu’shua foi a Yashua’oleym aos doze anos. SĆ£o doze as legiƵes de anjos. Apocalipse 21 se refere ao nĆŗmero doze: a Nova Yashua’oleym possui doze portas, doze fundamentos, doze tronos, doze pĆ©rolas e doze pedras preciosas. Portanto, tudo que Ć© eterno Ć© doze.

Nota de oCaminho: A Lei Moral vigora até o Fim do Pecado (Ap 20:11-15), após o Milênio!

OBS: 120 (cento e vinte) – (3 x 40) – O numero cento e vinte possui qualidades simbólicas singulares. Esse numero figura no Livro do GĆŖnesis como medida de tempo, no momento em que um limite de cento e vinte anos foi decretado para os anti-diluvianos retornarem ao Criador (Gn 6:3). Este foi tempo em que Nok construiu a arca para sobreviver ao diluvio (Gn 6), Esse numero tambĆ©m corresponde aos anos de vida do profeta Mehu’shua (Dt 34:7). Aos cento e vinte dias em que Mehu’shua esteve sobre o Monte S’neah em trĆŖs perĆ­odos de quarenta dias cada, como tambĆ©m ao perĆ­odo de trĆŖs geraƧƵes convencionais de quarenta anos cada, exemplificado pelo pacto do Cridor com o povo de Yaoshor’ul: ā€œā€¦guardes todos os Seus estatutos e os Seus preceitos que eu te ordeno – tu, teu filho e o filho de teu filhoā€¦ā€ (Dt 6:2). A BĆ­blia pode, entĆ£o, ser compreendida como um contrato entre o Criador (representado o ETERNO) e o povo de Yaoshor’ul.

1000 (mil) – Uma quantidade tĆ£o grande que nĆ£o se pode contar. Prazo de tempo completo e comprido. Reino de mil anos (Ap 20:2).


OBS: O Apocalipse é um livro de símbolos (não literais); no entanto, símbolos de uma realidade (cada símbolo representa uma coisa literal)!


Ver as combinaƧƵes: 7 x 1000 (Ap 11:13; 12 X 1000 (Ap 7:5-8); 12 x 12 x 1000 (Ap 7:4).

Ɖ interessante ver que Ć© o sĆ”bado que dĆ” valor [fecho de ouro da semana temporal; assim como a criação do ser humano realizada por Yaohushua, foi o ā€˜fecho de ouro’ da criação] aos demais dias da semana; assim transforma os 6 dias (imperfeitos) em 7 dias (perfeito). O Ćŗnico dia da semana que tem um nome Ć© shabbos e foi do paganismo que surgiu o nome domingo para o primeiro dia da semana – um dia de trabalho como qualquer um dos demais, pois, 6 dias trabalharĆ”s (realiza a sua obra – Ex 20:8-11)… Sunday/dia do sol, no inglĆŖs. Outro exemplo: seis povos habitavam a Terra Prometida (Ex 3,8). Mas eram imperfeitos. Yaoshor’ul (nĆ£o a nação atual, pois estes nĆ£o aceitam a Yaohushua; mas sim o Yaoshor’ul formado por nós, os salvos) serĆ” o sĆ©timo povo, aquele que tornarĆ” a terra perfeita, como era na criação [errou o Criador ao nos criar na Terra, e agora tem que nos levar para o cĆ©u??? NĆ£o: Os mansos herdarĆ£o a terra – Mt 5:5 (Sl 115:16; Pv 2:21-22)]!

Ver também o jogo numérico feito na elaboração de alguns provérbios (Pr 6:16-19; 30:15-33).

Como os yaoshorul’itas escreviam seus nĆŗmeros com letras alfabĆ©ticas (nĆ£o tinham vogais), assim se podia escrever um nome com um valor numĆ©rico escolhido a dedo. Por exemplo, Matt’yaohuh divide a genealogia de Yaohu’shua em trĆŖs grupos de 14 geraƧƵes. Ora, o nĆŗmero 14 Ć© o resultado das somas das letras do nome de Dao’ud (d + w + d): 4 + 6 + 4 = 14. EntĆ£o Yaohu’shua Ć© trĆŖs vezes Dao’ud; Ć© o Dao’ud por excelĆŖncia.

No capĆ­tulo 17 do Evangelho de Yao’khanan, a palavra ā€œmundoā€ aparece 18 vezes, isto Ć©: 6 + 6 + 6. Ora, para Yao’khanan, nĆ£o Ć© a terra ou o mundo fĆ­sico – como nós entendemos hoje – que era mau. ā€œMundoā€ significava: o sistema, ou seja, aqueles que nĆ£o aceitavam Yaohu’shua (podiam ser os judaicos do Templo, os romanos ou atĆ© mesmo os gentios; e hoje, nós, os do ā€œmundoā€: Lembre-se, ā€œdo mundo, mas nĆ£o no mundoā€!).

Perceba a diferenƧa: Reino DOS cĆ©us e jamais Reino NOS cĆ©us… Somente no livro de Matt’yaohuh temos esta frase (reino dos cĆ©us) e jamais ele diz….nos cĆ©us! O Pai Nosso diz: Venha a nós o Teu Reino… Se vocĆŖ ainda crĆŖ em ir para o cĆ©u (paganismo grego trazido aos cristĆ£os pela ICAR, em sua Vulgata), PARE de orar este Pai Nosso e passe a orar assim: Nos LEVE para o Teu Reino!!!

OBS: Gentios nas Escrituras, sĆ£o os descendentes das dez tribos espalhas pelo mundo, isto Ć©, o Reino do Norte, Yaoshor’ul – Is 9:1. Quando vocĆŖ ler nas Escrituras a palavra ā€œIsraelā€, vocĆŖ deve atentar ao contexto para saber se estĆ” falando das 10 tribos (a Casa de Israel – Mt 10:5) ou da nação como um todo (o Reino do Sul/2 tribos + o Reino do Norte/10 tribos/a Casa de JudĆ”).

No capĆ­tulo 9 do Evangelho de JoĆ£o, o verbo ā€œabrirā€ aparece 7 vezes, justamente no relato em que Yaohu’shua abre os olhos ao cego; um sinal importante no quarto Evangelho: Abrir seus olhos para a Verdade – Jo 8:32.

Outro exemplo: na expressĆ£o ā€œfilhos de Yaoshor’ulā€ temos tambĆ©m um exemplo de como os escritores bĆ­blicos gostavam de fazer os jogos de palavras baseadas no valor numĆ©rico das letras do alfabeto hebraico. Em Filhos de Yaoshor’ul, a soma dos valores das consoantes Ć©: 2 + 50 + 10 + 10 + 300 + 1 + 30 = 603. Esta Ć© a cifra da multidĆ£o do primeiro total do povo, no recenseamento antes de partir em direção ao S’neah: 603.550 (Nm 1:46; 2:32). Ɖ o mesmo nĆŗmero dos homens que deixaram o Egito (Ex 12:37).


Enfim, os hebraicos davam muito valor aos nĆŗmeros, mas quanto a nós, corremos sĆ©rio risco de entrar por este caminho, a ponto de nos misturar com os mĆ­sticos – Dt 18:10-12.


Os números para os ocultistas (iluminats, maçÓnicos e bruxos):


TrĆŖs (3) Ć© o primeiro nĆŗmero sagrado, o primeiro nĆŗmero perfeito [Wescott, 41]. TrĆŖs representa a Trindade PagĆ£ [Wescott, pg 37] Ele Ć© representado geometricamente no triĆ¢ngulo, e espiritualmente como o Terceiro Olho do hinduĆ­smo. Os ocultistas multiplicam e adicionam trĆŖs aos outros nĆŗmeros sagrados para criar novos nĆŗmeros. Entretanto, tambĆ©m agrupam trĆŖs em grupos de dois ou de trĆŖs, pois acreditam no princĆ­pio da ā€œintensificaçãoā€, isto Ć©, que grande poder Ć© obtido quando um nĆŗmero ā€˜sagrado’ Ć© agrupado. No caso do trĆŖs, uma maior intensificação Ć© obtida quando ele Ć© mostrado como 33 ou 333. Quando Hitler cometeu suicĆ­dio, organizou os detalhes do horĆ”rio de modo a criar um trĆŖs triplicado (333). VocĆŖ pode ver como 333 formou a estrutura para essa ocasiĆ£o da mais alta importĆ¢ncia? Logicamente, 333 + 333 = 666. Os ocultistas usam 33 33 33 como um sĆ­mbolo oculto pelo qual apresentam o nĆŗmero mais ofensivo 666.

Quando os detalhes de um evento são assim organizados, de forma a conter certos números ocultistas sagrados ou combinações numéricas, essa é literalmente a assinatura ocultista de um evento. Somente os ocultistas reconhecerão essa assinatura.

Finalmente, os três 33 33 33 são organizados para representar 666 quando são mostrados em pares. Matematicamente, 666 pode ser criado quando três pares de três são somados. Assim (3+3) + (3+3) + (3+3). Agora, elimine os parênteses e os sinais de mais, e terÔ 33 espaço 33 espaço 33, representando o número 666.


Seis (6) Ć© o próximo nĆŗmero ā€˜sagrado’, representando o nĆŗmero da alma do homem [Wescot, pg 66]. Isso mostra o poder onipotente do Criador, pois essa crenƧa Ć© paralela Ć  passagem em Apocalipse 13:18, em que o Criador atribui 666 ao homem; mais precisamente ao homem do pecado final, a Besta. Seis tambĆ©m Ć© considerado como ā€œtodo-suficienteā€. Isso tambĆ©m estĆ” em paralelo com o ensino bĆ­blico, que diz que o grande pecado do homem Ć© o orgulho de si mesmo.

Se o algarismo seis individualmente Ć© considerado poderoso, entĆ£o assim tambĆ©m o agrupamento dele como 66 ou 666. Entretanto, os ocultistas tambĆ©m pegam 666 e multiplicam os trĆŖs nĆŗmeros, obtendo 216. Wescott explica, ā€œDe acordo com os pitagóricos, após um perĆ­odo de 216 anos … todas as coisas sĆ£o regeneradasā€, incluindo o homem. A ā€˜alma’ de cada pessoa seria regenerada, ou renascida precisamente 216 anos após sua morte. Lembre-se desse valor, pois os ocultistas atribuem muitas das mesmas caracterĆ­sticas dos indivĆ­duos Ć s naƧƵes e creem – como todo evangĆ©lico pentecostal – na ā€˜imortalidade da alma’ e na reencarnação…

Sete (7) Ć© um nĆŗmero ā€˜sagrado’. Van Buren chama o sete de ā€œum dos mais sagrados de todos os nĆŗmeros… o Centro InvisĆ­vel, o EspĆ­rito de tudoā€ [pg 39]. Acredita-se que o sete literalmente governe todos os aspectos do universo, a partir do próprio corpo do homem, para os corpos do universo, e para as questƵes espirituais. Como a multiplicação de sete cria um nĆŗmero sagrado ainda mais poderoso, nĆ£o devemos estar surpresos que 3Ɨ7, ou 21, seja considerado um nĆŗmero poderosĆ­ssimo.

Assim, quando Adam Weishaupt formou os Mestres dos Illuminati, escolheu o dia do evento organizando os nĆŗmeros de uma maneira que formasse nĆŗmeros poderosos. Ele escolheu Primeiro de Maio, porque maio Ć© o quinto (5) mĆŖs, somado com o primeiro dia, Ć© igual a seis. Weishaupt escolheu 1776 porque os quatro algarismos somados dĆ£o 21 (1+7+7+6). AlĆ©m disso, 6+21=27, outro nĆŗmero de poder porque Ć© formado pela multiplicação de 3Ɨ9. Essa data foi escolhida com muito cuidado por Weishaupt; ele acreditava que o Plano da NOM [Nova Ordem Mundial] estaria condenado ao fracasso se nĆ£o fosse executado em um dia numericamente auspicioso.

Nove (9) Ć© sagrado porque Ć© o ā€œprimeiro cubo de um nĆŗmero Ć­mpar (3)ā€ [Van Buren, pg 40-41]. Nove tambĆ©m contĆ©m muitas propriedades matemĆ”ticas singulares, mas este nĆ£o Ć© o objetivo deste estudo e nĆ£o vamos examinĆ”-las aqui. Espiritualmente, nove Ć© o nĆŗmero da ā€œmorte para si mesmo para renascer em EspĆ­ritoā€ [pg 41]. Essa Ć© uma falsificação satĆ¢nica para o novo nascimento; a imersĆ£o.

Finalmente, o nove triplicado (999) Ć© utilizado para representar 666, pois Ć© simplesmente a inversĆ£o de 666. Agora, peque uma embalagem de papelĆ£o de algum produto industrializado e observe atentamente o sĆ­mbolo de reciclagem… SintomĆ”tico, nĆ£o Ć©?

Onze (11) Ć© um nĆŗmero ā€˜sagrado’, embora represente ā€œā€¦ tudo o que Ć© pecaminoso, prejudicial e imperfeitoā€ [Wescott, pg 100]. O onze Ć© formado da soma de 5 + 6 = 11. Quando onze Ć© multiplicado pelo nĆŗmero perfeito 3, produz 33, um nĆŗmero de tremenda importĆ¢ncia no ocultismo. Em 1933, Adolf Hitler e o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt chegaram ao poder. Ambos estavam comprometidos com o estabelecimento da Nova Ordem Mundial, e suas aƧƵes tiveram um grande impacto na humanidade. Foi tambĆ©m em 1933 que ocorreu a publicação do Primeiro Manifesto Humanista. VocĆŖ vĆŖ como satan manipulou a história mundial para produzir 3 eventos da Nova Ordem Mundial em 1933? Assim, um 333 poderoso serviu como estrutura para eventos mundiais naquele ano.

Treze (13) é considerado sagrado porque é formado pela adição do seis (o número da alma do homem) com sete (um dos números perfeitos) à 6 + 7 = 13.

Entretanto, 13 é o número que o Criador atribuiu a satanÔs. Sabemos que os dias sagrados na primavera pagã são 30 de abril e primeiro de maio.

Agora, some os números que formam essas datas (3+4=7; 5+1=6); quando você soma seis com sete, obtém treze, o número de satan.


Em matemƔtica

  • Quarenta Ć© um nĆŗmero composto , um nĆŗmero refatorĆ”vel , um nĆŗmero octogonal , e - como a soma dos quatro primeiros nĆŗmeros pentagonais :1+5+12+22=40— Ć© um nĆŗmero piramidal pentagonal .

  • Somando alguns subconjuntos de seus divisores (por exemplo, 1, 4, 5, 10 e 20) dĆ” 40; portanto, 40 Ć© um nĆŗmero semiperfeito .

  • Dado 40, a função Mertens retorna 0 . 40 Ć© o menor nĆŗmero n com exatamente nove soluƧƵes para a equação função totiente de Euler

  • Quarenta Ć© o nĆŗmero de soluƧƵes de problemas n -rainhas para n=7.

  • Quarenta Ć© um dĆ­gito representativo em ternĆ”rio (1111, ou seja ,30+31+32+33, ou, em outras palavras,34āˆ’12) e um nĆŗmero de Harshad em decimal

Na ciĆŖncia

  • O nĆŗmero atĆ“mico do zircĆ“nio .

  • Quarenta negativos Ć© a Ćŗnica temperatura Ć  qual as escalas Fahrenheit e Celsius correspondem; isto Ć©, āˆ’40 °F = āˆ’40 °C. Ɖ referido como "menos quarenta" ou "quarenta abaixo".

Nas religiƵes

O número 40 é encontrado em muitas tradições sem nenhuma explicação universal para seu uso. Nas tradições judaicas , cristãs , islâmicas e outras do Oriente Médio , é considerado um número grande e aproximado , semelhante a " umpteen ".

SumƩrio

  • Enki ( /ĖˆÉ›Å‹ki/) ou Enkil (sumĆ©rio: dEN.KI(G)š’‚—š’† ) Ć© um deus da mitologia sumĆ©ria , mais tarde conhecido como Ea na mitologia acadiana e babilĆ“nica. Ele era originalmente o deus patrono da cidade de Eridu , mas depois a influĆŖncia de seu culto se espalhou por toda a MesopotĆ¢mia e para os cananeus , hititas e hurritas . Ele era a divindade do artesanato (gaÅ”am); travessura; Ć”gua, Ć”gua do mar, Ć”gua do lago (a, aba, ab), inteligĆŖncia (gestĆŗ, literalmente "orelha") e criação (Nudimmud: nu, semelhanƧa, lama escura, fazer urso). Ele foi associado com a banda sul de constelaƧƵes chamadas estrelas de Ea, mas tambĆ©m com a constelação AÅ -IKU, o Campo ( Quadrado de Pegasus).

  • ComeƧando por volta do segundo milĆŖnio aec, ele Ć s vezes era referido por escrito pelo ideograma numĆ©rico de "40", ocasionalmente referido como seu "nĆŗmero sagrado".

Um grande número de mitos sobre Enki foi coletado em muitos locais, desde o sul do Iraque até a costa do Levante. Ele figura nas primeiras inscrições cuneiformes existentes em toda a região e foi proeminente desde o terceiro milênio até os tempos helenísticos.

O significado exato de seu nome é incerto: a tradução comum é "Senhor da Terra": o sumério en é traduzido como um título equivalente a "senhor"; originalmente era um título dado ao Sumo Sacerdote; ki significa "terra"; mas hÔ teorias de que ki neste nome tem outra origem, possivelmente kig de significado desconhecido, ou kur que significa "monte". O nome Ea é supostamente de origem hurrita, enquanto outros afirmam que é possivelmente de origem semítica e pode ser uma derivação da raiz semítica ocidental *hyy, que significa "vida", neste caso, usada para "nascente", "Ôgua corrente". Em sumério, EA significa "a casa da Ôgua", e foi sugerido que este era originalmente o nome do santuÔrio do Deus em Eridu.

JudaĆ­smo

  • Na BĆ­blia hebraica , quarenta Ć© freqüentemente usado para perĆ­odos de tempo, quarenta dias ou quarenta anos, que separam "duas Ć©pocas distintas".

  • A chuva caiu por "quarenta dias e quarenta noites" durante o DilĆŗvio (GĆŖnesis 7:4).

  • NoĆ© esperou quarenta dias depois que os cumes das montanhas foram vistos após o dilĆŗvio, antes de soltar um corvo (GĆŖnesis 8:5–7).

  • EspiƵes foram enviados por MoisĆ©s para explorar a terra de CanaĆ£ (prometida aos filhos de Israel) por ā€œquarenta diasā€ (NĆŗmeros 13:2, 25).

  • O povo hebreu viveu nas terras fora da terra prometida por "quarenta anos". Este perĆ­odo de anos representa o tempo que leva para uma nova geração surgir (NĆŗmeros 32:13).

  • Diz-se que vĆ”rios dos primeiros lĆ­deres e reis hebreus governaram por "quarenta anos", isto Ć©, uma geração. Exemplos incluem Eli (1 Samuel 4:18), Saul (Atos 13:21), Davi (2 Samuel 5:4) e SalomĆ£o (1 Reis 11:42).

  • Golias desafiou os israelitas duas vezes por dia durante quarenta dias antes de Davi derrotĆ”-lo (1 Samuel 17:16).

  • MoisĆ©s passou trĆŖs perĆ­odos consecutivos de "quarenta dias e quarenta noites" no Monte Sinai :

  1. Ele subiu no sƩtimo dia de Sivan , depois que Deus deu a TorƔ ao povo judeu, a fim de aprender a TorƔ de Deus, e desceu no dƩcimo sƩtimo dia de Tammuz , quando viu os judeus adorando o Bezerro de Ouro e quebrou as tƔbuas (DeuteronƓmio 9:11).

  2. Ele subiu no décimo oitavo dia de Tammuz para implorar perdão pelo pecado do povo e desceu sem a expiação de Deus no vigésimo nono dia de Av (DeuteronÓmio 9:25).

  3. Ele subiu no primeiro dia de Elul e desceu no décimo dia de Tishrei , o primeiro Yom Kippur , com a expiação de Deus (DeuteronÓmio 10:10).

  • Um micvĆŖ consiste em 40 se'ah (aproximadamente 200 galƵes americanos ou 760 litros ) de Ć”gua

  • O profeta Elias teve que caminhar 40 dias e 40 noites antes de chegar ao monte Horebe (1 Reis 19:8).

  • 40 chicotadas Ć© uma das puniƧƵes impostas pelo SinĆ©drio ( DeuteronĆ“mio 25:3 ), embora na prĆ”tica real apenas 39 chicotadas tenham sido administradas.

  • (NĆŗmeros 14:33–34) alude ao mesmo [ esclarecimento necessĆ”rio ] com vĆ­nculos com a profecia no Livro de Daniel. "Por quarenta anos - um ano para cada um dos quarenta dias que vocĆŖ explorou a terra - vocĆŖ sofrerĆ” por seus pecados e saberĆ” o que Ć© ter-Me contra vocĆŖ."

  • Um dos prĆ©-requisitos para um homem estudar CabalĆ” Ć© que ele tenha quarenta anos.

  • "O registro desses homens foi realizado cruelmente, zelosamente, assiduamente, desde o nascer do sol atĆ© o pĆ“r do sol, e nĆ£o terminou em quarenta dias" (3 Macabeus 4:15).

  • Jonas adverte NĆ­nive que "mais quarenta dias, e NĆ­nive serĆ” subvertida". (Jonas 3:4)

Cristianismo

O cristianismo tambƩm usa quarenta para designar perƭodos de tempo importantes.

  • MoisĆ©s permanece no Monte Sinai por 40 dias e 40 noites (Êxodo 24:18).

  • Antes de sua tentação , Jesus jejuou "quarenta dias e quarenta noites" no deserto da JudĆ©ia (Mateus 4:2, Marcos 1:13, Lucas 4:2).

  • Quarenta dias foi o perĆ­odo desde a ressurreição de Jesus atĆ© a ascensĆ£o de Jesus (Atos 1:3).

  • De acordo com EstĆŖvĆ£o, a vida de MoisĆ©s Ć© dividida em trĆŖs segmentos de 40 anos, separados por seu crescimento atĆ© a idade adulta, fuga do Egito e seu retorno para liderar seu povo (Atos 7:23, 30, 36).

  • Na prĆ”tica cristĆ£ moderna, a Quaresma consiste nos 40 dias anteriores Ć  PĆ”scoa . Em grande parte do cristianismo ocidental, os domingos sĆ£o excluĆ­dos da contagem, hĆ” 46 dias no total da Quaresma; no cristianismo oriental, os domingos estĆ£o incluĆ­dos.

  • Os Quarenta MĆ”rtires de Sebaste

  • Kirk Kilisse , "Quarenta Igrejas" (Σαράντα Ī•ĪŗĪŗĪ»Ī·ĻƒĪ¹Ī­Ļ‚) na TrĆ”cia Oriental

  • A chuva caiu por "quarenta dias e quarenta noites" durante o DilĆŗvio (GĆŖnesis 7:4).

Islã

  • Muhammad tinha quarenta anos quando recebeu pela primeira vez a revelação entregue pelo arcanjo Gabriel.

  • Masih ad-Dajjal percorre a Terra em quarenta dias, a duração do primeiro dia Ć© de um ano, o segundo dia Ć© de um mĆŖs, o terceiro dia Ć© de uma semana e o dia seguinte (atĆ© o 40Āŗ dia) Ć© de um dia.

  • Deus proibiu os israelitas de entrar na Terra Santa por 40 anos para separĆ”-los de Musa ( MoisĆ©s ) e seu irmĆ£o.

  • Musa ( MoisĆ©s ) passou 40 dias no Monte Sinai onde recebeu os 10 mandamentos.

Yazidismo

  • Na fĆ© Yazidi , o Templo Chermera (que significa "40 homens" no dialeto Yazidi) Ć© tĆ£o antigo que ninguĆ©m se lembra de como veio a ter esse nome, mas acredita-se que deriva do enterro de 40 homens no local do topo da montanha.

Costumes funerƔrios

  • Alguns russos, bĆŗlgaros e sĆ©rvios acreditam que os fantasmas dos mortos permanecem no local de sua morte por quarenta dias. Após os quarenta dias, oraƧƵes adicionais sĆ£o realizadas no tĆŗmulo (parastos (парастос) ou panihida (панихиГа)), para escoltar a alma em seu caminho para a corte de Deus.

  • Muitos filipinos cristĆ£os marcam o fim do perĆ­odo inicial de luto no quadragĆ©simo dia após a morte e celebram uma missa . Eles acreditam que a alma permanece no plano terrestre por quarenta dias antes de entrar na vida após a morte, lembrando como Cristo ascendeu ao cĆ©u quarenta dias após sua ressurreição .

HinduĆ­smo

  • No hinduĆ­smo , algumas oraƧƵes religiosas populares consistem em quarenta shlokas ou dohas (dĆ­sticos, estrofes). O mais comum Ć© o Hanuman Chalisa ( chaalis Ć© o termo Hindi para 40).

No sistema hindu, alguns dos perĆ­odos de jejum populares consistem em 40 dias e sĆ£o chamados de perĆ­odo Um 'Mandala Kalam' Kalam significa um perĆ­odo e Mandala Kalam significa um perĆ­odo de 40 dias. Por exemplo, os devotos (masculino e feminino) de Swami Ayyappa, nome de um deus hindu muito popular em Kerala, ƍndia (Sabarimala Swami Ayyappan) observaram rigorosamente quarenta dias de jejum e visitas (uma vez que as devotas de uma determinada faixa etĆ”ria biológica nĆ£o Para poder realizar as austeridades contĆ­nuas de 40 dias, eles nĆ£o entrariam no templo do deus atĆ© setembro de 2018) com suas sagradas submissƵes ou ofertas no dia 41 ou em um dia conveniente após uma prĆ”tica mĆ­nima de 40 dias de jejum. A oferenda Ć© chamada de "Kaanikka".

Budismo

  • Ao discutir a meditação, o Visuddhimagga sugere 40 assuntos de meditação para focar.

Sikhismo

  • Anand Sahib , a quinta e Ćŗltima das oraƧƵes diĆ”rias Sikh tem 40 parĆ”grafos, e o 40Āŗ parĆ”grafo Ć© frequentemente lido ao concluir qualquer cerimĆ“nia Sikh.

  • Chali Mukte (40 libertos) refere-se aos 40 soldados do exĆ©rcito do Guru Gobind Singh . Esses 40 discĆ­pulos eram os discĆ­pulos mais amados e favoritos do Guru.

Nos esportes

  • No beisebol, cada equipe da Liga Principal de Beisebol pode ter 40 jogadores sob contratos da liga principal a qualquer momento (sem incluir jogadores na lista de deficientes fĆ­sicos de 60 dias). De 1Āŗ de setembro atĆ© o final da temporada regular, as equipes foram autorizadas a expandir suas listas de dias de jogo para incluir toda a lista de 40 jogadores durante a temporada de 2019, mas a partir de 2020 as equipes só podem ter 28 jogadores em suas listas de dias de jogo durante esse perĆ­odo.

  • Nas corridas de cavalos, o nĆŗmero mĆ”ximo permitido de corredores no Grand National Ć© de 40.

  • A corrida de 40 jardas Ć© uma mĆ©trica importante no olheiro do futebol americano .

  • No tĆŖnis , o nĆŗmero 40 representa o terceiro ponto ganho em uma partida. Uma pontuação de 40–40 (trĆŖs pontos cada) Ć© chamada de "empate", momento em que o jogador deve marcar dois pontos consecutivos para vencer o jogo.

  • Na NASCAR , o nĆŗmero de carros que correram em cada corrida na Cup Series de nĆ­vel superior desde 2016 e na Xfinity Series de segundo nĆ­vel desde 2013

Quarenta tambƩm Ʃ:

  • O QuirguistĆ£o Ć© um paĆ­s da Ɓsia Central e Ć© derivado da palavra quirguiz que significa "Terra das quarenta tribos". O nĆŗmero 40 Ć© significativo nas tradiƧƵes do QuirguistĆ£o e aparece em muitas Ć”reas da cultura do QuirguistĆ£o.

  • Na tradição literĆ”ria tĆ¢mil, 40 (nāṟpatu: ą®Øą®¾ą®±ąÆą®Ŗą®¤ąÆ) e 400 (nÄį¹‰Å«į¹Ÿu: நானூறு) tĆŖm um significado especial. Muitas obras curtas do perĆ­odo pós-Sangam tĆŖm 40 poemas. Algumas obras conhecidas com 40 poemas sĆ£o naṉṉeṟi, iṉṉā nāṟpatu, kaįø·avaįø»i nāṟpatu, iṉiyavai nāṟpatu, kār nāṟpatu.

  • na expressĆ£o " quarenta piscadelas ", significando um sono curto

  • no nome comercial do óleo penetrante e spray de deslocamento de Ć”gua WD-40 ; "WD-40" Ć© uma abreviação de "Water Displacement, 40th formula".

  • o calibre da bala em vĆ”rios cartuchos de armas de fogo, principalmente o .40 S&W . (O 10mm Auto , embora designado como calibre mĆ©trico, usa o mesmo calibre e geralmente usa as mesmas balas.)

  • o nĆŗmero de anos de casamento celebrados pelas bodas de rubi

  • o código para ligaƧƵes internacionais de discagem direta para a RomĆŖnia

  • o nĆŗmero de espaƧos em um tabuleiro de jogo Monopoly padrĆ£o

  • o nĆŗmero de ladrƵes em " Ali Baba e os Quarenta LadrƵes " e em Ali Shar e Zumurrud , de As Mil e Uma Noites (ambos os nĆŗmeros 40 e 1001 sĆ£o mais provĆ”veis ​​de significar "muitos" do que de indicar um nĆŗmero especĆ­fico)

  • o nĆŗmero habitual de horas em uma semana de trabalho regular em alguns paĆ­ses ocidentais

  • o nĆŗmero de semanas para um termo mĆ©dio de gravidez , contando a partir do Ćŗltimo perĆ­odo menstrual da mulher

  • uma garrafa de 40 onƧas de licor de malte, referenciada na mĆŗsica " 40 onƧas para a liberdade " de Sublime

  • O Tessarakonteres , ou 40, o maior navio da antiguidade, construĆ­do por Ptolomeu IV

  • Quarenta Ć© o Ćŗnico nĆŗmero inteiro cujo nome em inglĆŖs tem suas letras em ordem alfabĆ©tica.

  • Forty Foot , um promontório na ponta sul da BaĆ­a de Dublin , na Irlanda, de onde as pessoas nadam no mar da Irlanda durante todo o ano hĆ” cerca de 250 anos

  • Após a Guerra Civil, havia planos de oferecer aos escravos libertos 40 acres e uma mula .

  • Para entender um povo, vocĆŖ deve viver entre eles por 40 dias. ~ProvĆ©rbio Ć”rabe

  • Quarentena , a prĆ”tica de isolamento para evitar a propagação de doenƧas epidĆŖmicas , deriva de um dialeto veneziano do italiano quaranta giorni , que significa 'quarenta dias', o perĆ­odo em que os navios deveriam ficar isolados antes que passageiros e tripulantes pudessem desembarcar durante a Peste Negra . .

  • Para se qualificar para os benefĆ­cios de aposentadoria da PrevidĆŖncia Social (Estados Unidos) , uma pessoa deve ter rendimentos por 40 trimestres (equivalente a 10 anos).

  • Freeholders de quarenta xelins , apelido dado Ć queles que se qualificaram para uma franquia , o direito de voto, com base em sua participação em terras e/ou propriedades com valor de aluguel anual de 40s. Introduzido na Inglaterra em 1430, foi aplicado lĆ” e em muitos territórios associados, de vĆ”rias formas, atĆ© 1918.


Astronomia e o nĆŗmero 40


Touro, o touro e as Plêiades. Esta constelação também estÔ ligada a Apis, a forma de touro de Osíris

O conhecimento da astronomia era muito importante para as sociedades agrĆ­colas.


Certas coisas devem ser feitas em intervalos de tempo especĆ­ficos, ou toda a colheita pode ser perdida. Em Trabalhos e Dias, HesĆ­odo dĆ” o seguinte conselho: ā€œQuando as PlĆŖiades, filhas de Atlas, estiverem nascendo, comece sua colheita e seu arado quando elas estiverem se pondo. Quarenta noites e dias eles estĆ£o ocultos e reaparecem Ć  medida que o ano avanƧa, quando vocĆŖ afia sua foice pela primeira vez.

Esta é a lei das planícies, e daqueles que vivem perto do mar, e que habitam terras ricas, os vales e vales longe do mar revolto, - desbravar para semear e desfolhar para arar e ceifar, se você deseja adquira todos os frutos de Deméter no devido tempo, e que cada espécie possa crescer em sua estação.

Caso contrĆ”rio, depois, vocĆŖ pode passar necessidades e ir mendigar nas casas de outros homens, mas sem sucesso; como vocĆŖ jĆ” veio a mimā€. AlĆ©m do conselho agrĆ­cola, Ć© interessante que o aglomerado das PlĆŖiades fique escondido da vista por 40 dias. As PlĆŖiades ou As Sete IrmĆ£s Ć© um aglomerado de estrelas localizado na constelação de Touro. Touro, o touro, pode ser conectado a Apis, a forma de touro de OsĆ­ris.


Notas Finais

No livro Etimologias de Isidoro de Sevilha, ele diz o seguinte sobre os nĆŗmeros: ā€œA contagem dos nĆŗmeros nĆ£o deve ser desprezada, pois em muitas passagens das escrituras sagradas elucida quĆ£o grande Ć© o mistĆ©rio que eles encerramā€. Bem, espero ter desmistificado alguns dos aspectos relativos ao nĆŗmero 40. Fiz o possĆ­vel para pesquisar esse nĆŗmero em vĆ”rios escritos e tradiƧƵes.


Também fiz o possível para explicar as origens por trÔs da natureza simbólica desse número. Vemos que muitos aspectos da cultura humana estão interligados.


O simbolismo do nĆŗmero 40 estĆ” ligado Ć  biologia humana, agricultura e astronomia. Tentei ser holĆ­stico em minha abordagem.


BONUS:







E ai, pessoal? Gostaram desse artigo?


Minha pagina no Instagram -- Aletheia Ɓgora em http://instagram/aletheia_agora


Adquira de forma avulsa, ou assinatura 6 ediƧƵes bimestrais do ALMANAQUE ARQUEOHISTƓRIA em https://www.arqueohistoria.com.br/shop


Deixa seus comentƔrios lƔ no Aletheia Ɓgora !!


FLAVIO AMATTI FILHO - PESQUISADOR - EQUIPE ARQUEOHISTƓRIA

















Obrigado pela leitura e até o próximo POST

FLAVIO AMATTI FILHO



Bibliografia, Fontes e Referencias:


todayifoundout.com

npr.org

dicegames.org

mlbdailydish.com

babycenter.com

wd40.com

britannica.com

gutenberg.net

dol.gov

https://osnumeros.com/numero-40/

https://cyocaminho.org/666NOM.html

Quarta ou sexta-feira: A Morte do Messias!

https://overboyaohushua.com/index.php/model-49/

  1. Google nGramas

  2. ^ Oxford English Dictionary , 1ª edição, sv

  3. ^ "A000567 de Sloane: números octogonais" . A Enciclopédia On-Line de Sequências Inteiras . Fundação OEIS . Recuperado 2016-05-31 .

  4. ^ "A002411 de Sloane: números piramidais pentagonais" . A Enciclopédia On-Line de Sequências Inteiras . Fundação OEIS . Recuperado 2016-05-31 .

  5. ^ "A005835 de Sloane: números pseudoperfeitos (ou semiperfeitos)" . A Enciclopédia On-Line de Sequências Inteiras . Fundação OEIS . Recuperado 2016-05-31 .

  6. ^ "A028442 de Sloane: Números n tais que a função de Mertens é zero" . A Enciclopédia On-Line de Sequências Inteiras . Fundação OEIS . Recuperado 2016-05-31 .

  7. ^ "A005349 de Sloane: números Niven (ou Harshad)" . A Enciclopédia On-Line de Sequências Inteiras . Fundação OEIS . Recuperado 2016-05-31 .

  8. ^Salte para:a b Michael David Coogan,Uma Breve Introdução ao Antigo Testamento: A Bíblia Hebraica em Seu Contexto, Oxford, 2008, p. 116

  9. ^ "AƧoitamento" .

  10. ^ AlcorĆ£o 5:25–26

  11. ^ Alcorão 7:142

  12. ^ Rua Sésamo . Temporada 40. Episódio 4187. 10 de novembro de 2009. PBS.

  13. ^ Dallal, Tamalyn (2007). 40 dias e 1001 noites . Seattle: Melati Press. contracapa. ISBN 978-0979515507.

  14. ^ "40 Days & 1001 Nights - A Dança de Uma Mulher Através da Vida no Mundo Islâmico " .

30b5d6ac-5e47-4534-a782-1fcb5b20ef80.jpg
  • YouTube
bottom of page