top of page
  • Foto do escritorEdson Almeida

Šutur e.li.im Šarrum - Superando Todos os Reis

Atualizado: 1 de nov. de 2023


Este é um pequeno, resumo sobre o texto sumero-acadiano Šutur Elim Šarrum (Superando todos os Reis), mais conhecido como Epopeia de Gilgamesh.


O épico de Gilgamesh é uma antiga obra literária que remonta à Mesopotâmia, sendo considerada uma das primeiras obras literárias conhecidas na história da humanidade. Ele narra as aventuras do lendário rei Gilgamesh da cidade de Uruk e suas buscas por poder, imortalidade e sabedoria. A história é gravada em uma série de tabuletas de argila escritas na antiga língua acádia. Citaremos tabuleta por tabuleta, apontando apenas os trechos mais importantes.

Tábua 1-2:

O épico começa apresentando Gilgamesh como um rei de Uruk, conhecido por sua força sobre-humana e natureza impetuosa. Ele não é muito querido por seu povo, pois abusa de seu poder e autoridade, tomando para si noites de núpcias com noivas antes de seus maridos. Os cidadãos clamam aos deuses por ajuda, e os deuses decidem criar um ser meio homem, meio animal selvagem, chamado Enkidu para confrontar Gilgamesh.

Tábua 3-4:

Enkidu é inicialmente selvagem, vivendo com os animais na natureza. Uma prostituta chamada Shamhat é enviada para seduzi-lo e civilizá-lo. Com a ajuda dela, Enkidu se torna mais humano e parte para a cidade de Uruk. Lá, ele encontra Gilgamesh e eles lutam em um confronto que eventualmente os leva a se tornarem amigos.

Enkidu x Gilgamesh

Tábua 5-6:

Gilgamesh e Enkidu decidem embarcar em uma jornada épica para derrotar Humbaba, o guardião da Floresta dos Cedros, e obter a fama e a glória. Com a ajuda dos deuses, eles vencem Humbaba, mas isso desperta a ira dos deuses e eles enviam o Touro dos Céus para puni-los. Gilgamesh e Enkidu derrotam o touro, mas Enkidu é mortalmente ferido no processo e morre.

Gilgamesh e ENkidu matam o Touro dos Céus

Tábua 7-10:

A morte de Enkidu abala profundamente Gilgamesh, que agora teme a própria morte. Ele embarca em uma busca por imortalidade e sabedoria, viajando para o fim do mundo para encontrar Utnapishtim, o único ser humano que sobreviveu a um grande dilúvio enviado pelos deuses. Utnapishtim conta a Gilgamesh a história do dilúvio e como ele conseguiu sobreviver.

Gilgamesh encontra Utnapshtim.

Tábua 11:

Utnapishtim desafia Gilgamesh a passar por um teste de resistência, mas Gilgamesh falha em todas as provas que testam sua capacidade de permanecer acordado. No entanto, Utnapishtim revela a Gilgamesh um segredo: uma planta que confere a juventude, e é encontrada no fundo do oceano.

Utnapishtim ajuda Gilgamesh a recuperar a Planta.

Tábua 12:

Gilgamesh recupera a planta, mas ela é roubada por uma serpente enquanto ele está tomando banho. O épico conclui com Gilgamesh voltando para Uruk com uma nova perspectiva sobre a vida e a morte. Ele reconhece a mortalidade como parte da condição humana e percebe que a imortalidade é inalcançável. No final, ele encontra consolo na cidade que construiu e na memória duradoura que deixará para trás.

Em resumo, o Épico de Gilgamesh abrange temas como mortalidade, amizade, poder, busca por significado e a relação entre os seres humanos e os deuses. É uma obra rica em simbolismo e reflexões sobre a condição humana, influenciando inúmeras outras histórias e tradições literárias ao longo dos séculos, que merece ser lida por inteiro, não apenas este simples resumo.

Bibliografia:

Andrew R. George - The Epic of Gilgamesh: The Babylonian Epic Poem and Other Texts in Akkadian and Sumeria


 

Inscreva-se no meu Canal no Youtube, onde falarei muito mais sobre Suméria, Mesopotâmia e História Antiga em Geral.



Comments


30b5d6ac-5e47-4534-a782-1fcb5b20ef80.jpg
  • YouTube
bottom of page