Os Apkallu eram figuras mitológicas da antiga cultura assíria que eram considerados como sábios e protetores divinos da humanidade. Eles eram frequentemente retratados como seres híbridos, com características de homens, peixes e aves. Por diversas vezes são erroneamente confundidos com os famosos Anunnaki acadianos, que por sua vez são confundidos com os Anunna sumérios.
Certo que é essa confusão é resultado do trabalho ficcional de entusiastas como Erich VonDaniken, Zecharia Sitchin e outros, que ao escreverem tais romances que contém erros e alterações da mitologia real, acabaram criando um tipo de cortina de fumaça sobre as culturas mesopotâmicas, onde qualquer ser mítico é tido como um anunnaki e qualquer tipo de cuneiforme é a língua suméria.
São diversos pontos que acabaram sendo deturpados por estes autores, porém, neste estudo, falaremos apenas sobre um, os Apkallu Assírios.
Não são Anunna/Anunnaki
Primeiramente, os apkallu são pertencentes á mitologia da cultura Assíria, já os Anunnaki, pertencem á cúltura Acadiana e os Anunna á cultira Suméria, ou seja, são mitologias diferentes de culturas diferentes em tempos diferentes.
Os apkallu eram considerados seres sábios e divinos que eram responsáveis por transmitir conhecimento e sabedoria aos humanos. Eles eram frequentemente retratados como seres com aparência humana, mas com asas e outras características animais ou sobrenaturais. Os apkallu eram associados principalmente com o deus Ea, que era um dos principais deuses da mitologia suméria.
Por outro lado, os anunnaki eram deuses que governavam vários aspectos do mundo natural e da vida humana, como o céu, a terra, o sol, a lua e as águas. Eles eram frequentemente descritos como seres com habilidades divinas e uma influência significativa na vida dos humanos. Os anunnaki também eram associados com vários outros deuses e deusas mesopotâmicos posteriores, como Marduk e outros.
Embora haja alguns livros que mencionam os apkallu como sendo filhos ou seguidores dos anunnaki, isso é apenas invenção dos autores e entusiastas. Todas as fontes decifradas até o momento os retratam como seres distintos e separados. Em resumo, embora haja algumas conexões e sobreposições entre os apkallu e os anunnaki na mitologia mesopotâmica, eles são duas classes distintas de seres com características e papéis diferentes.
Na mitologia Assíria, existiam seis Apkallu principais. Muitos afirmam serem sete, mas isso é um erroi, pois consideram Adapa e Oannes criaturas diferentes, sendo que são a mesma, porém, o nome variava de acordo com a época assíria a qual ele estava sendo cultuado. Abaixo está uma lista resumida com alguns dos deles:
ADAPA
UANDUGA
ENMEDUGA
UTUABZU
ENMEKAR
ENMEGALAMMA
Estes são os seis Apkallu Assírios, muitas vezes confundidos com os Anunnaki pelos que não tem conhecimento de causa sobre as mitologias mesopotâmicas.
Foi um breve artigo, realmente resumido, mas para seu objetivo, que é apenas apontar a diferença entra os Apkallu Assírios e os Anunna e Anunnki.
Caso você tenha interesse em aprende mais detalhes sobre este tema, indico o meu último ebook: A Averdadeira "Bolsa" Anunnaki, onde explico e comprovo com imagens de achados arqueológicos e historiografia o que realmente era esse item e o que ele representava, bem como a descrição bem mais completar destes seres e seus mitos.
Bibliografia
C. H. Muller - ( Captivating History) - Mesopotamia: A Captivating Guide to Ancient Mesopotamian History and Civilizations, Including the Sumerians and Sumerian Mythology, Gilgamesh, Ur, Assyrians, Babylon, Hammurabi and the Persian Empire
Comments